57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Primeiro caso de VOC Delta em território nacional: rastreamento e monitoramento de casos e contatos em maio de 2021, Maranhão, Brasil

Introdução

Em maio/2021, tripulantes estrangeiros de navio cargueiro fundeado no porto de São Luís/MA foram diagnosticados com covid-19. No atendimento hospitalar foram coletadas amostras, posteriormente sequenciadas, com identificação, pela primeira vez no Brasil, da Variant Of Concern (VOC) Delta.

Objetivo(s)

Identificar e monitorar contatos e casos de covid-19 por VOC Delta.

Material e Métodos

Estudo descritivo (série de casos) com rastreamento e monitoramento de casos e contatos, realizado entre 13/maio e 11/junho/2021, em São Luís/MA. Os indivíduos que tiveram contato com os tripulantes foram monitorados via telefone, através de questionário semiestruturado. Considerou-se contato o atendimento em saúde direto ou indireto aos casos importados. Foram utilizadas medidas de frequência absoluta e relativa e o processamento dos dados foi feito no Epi InfoTM.

Resultados e Conclusão

Dos 24 tripulantes, 15 foram diagnosticados com covid-19, dos quais, seis tiveram amostras sequenciadas para VOC Delta. Três desses necessitaram de atendimento hospitalar fora do navio, sendo rastreados seus contatos (n=120), que foram monitorados por 14 dias, com ligações a cada 24 horas para sintomáticos e 48 horas para assintomáticos. Foi realizado teste RT-PCR dos contatos no 7° e 14° dias após o primeiro contato com os casos importados, com orientação de isolamento para casos positivos. Todos os contatos eram trabalhadores de saúde, sendo 26,6% (n=32) técnicos de enfermagem, 65,8% (n=79) do sexo feminino e 73,3% (n=88) com idade entre 20 e 39 anos. Quanto à vacina contra covid-19, 67,5% (n=81) tinham recebido duas doses. Para 67,5% (n=81), o contato ocorreu durante assistência direta e 41,7% (n=50) com tempo de exposição acima de 15 minutos. A incidência de covid-19 entre os contatos foi 14,2% (n=17) e 11,7% (n=2) destes tiveram amostras sequenciadas, sendo encontrado VOC Gamma.Conclusões: O rastreamento e monitoramento de contatos foi essencial para entender a cadeia de transmissão, identificar novos casos de covid-19 e para adoção oportuna de medidas de prevenção e controle. A não detecção da VOC Delta pode ter sido influenciada pelo baixo número de amostras sequenciadas e sinaliza a importância de diagnóstico molecular quando houver suspeita de introdução de uma nova variante. Os contatos foram trabalhadores de saúde considerados “linha de frente contra a covid-19”, reforçando a necessidade de atenção especial a esses profissionais pela importância que ocupam no enfrentamento à pandemia.

Palavras-chave

Coronavírus. Busca de comunicante. Covid-19

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

Hellen Kássia Rezende Silva, Vinicius Pereira Feijó, Thayna Karoline Sousa Silva, Isabela Lucena Heráclio, Silvio Luís Rodrigues Almeida, Guillierme Chervenski Figueira, Jakeline Maria Trinta Rios, Leticia Paiva Fiquene Fiquene, Maria Flavinea Marinho Barbosa, Maria Conceição Moreira Monteiro, Francelena Sousa Silva