57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

TENDÊNCIA TEMPORAL DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS EM RORAIMA

Introdução

A situação epidemiológica das doenças transmissíveis tem apresentado mudanças significativas, observadas por meio dos padrões de morbimortalidade em todo o mundo. Este grupo de doenças continua a oferecer desafios aos programas de prevenção com a introdução de novas doenças, a exemplo da Covid-19. Destacamos alguns eventos importantes no estado de Roraima como a introdução das doenças emergentes chikungunya em 2014, a zika em 2015 e a Covid-19 em 2020; a ocorrência de autoctonia da doença de chagas aguda em 2015; a reintrodução do sarampo em 2017; a transmissibilidade de cepas mutantes de influenza H1N1 em 2009 e H3N2 em 2021. Embora a verdadeira carga das doenças seja desconhecida, esse estudo tem o objetivo de analisar a tendência das doenças transmissíveis em Roraima nos últimos 10 anos.

Objetivo(s)

Analisar a tendência das doenças transmissíveis em Roraima nos últimos 10 anos (2012-2021).

Material e Métodos

Análise descritiva dos dados epidemiológicos de morbidade das doenças transmissíveis de notificação compulsória do estado de Roraima no período de 2012 a 2021 por meio da categorização da taxa de incidência/detecção em três grandes tendências: doenças transmissíveis com tendência crescente; doenças transmissíveis com tendência descendente; e doenças transmissíveis emergentes e reemergentes. Os dados foram obtidos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), e foram levantados em janeiro de 2022.

Resultados e Conclusão

Os dados levantados mostram que entre as doenças transmissíveis com tendência crescente estão a malária, o HIV/aids, a gestante com HIV, a sífilis adquirida (em adultos), a sífilis em gestante, a síndrome do corrimento uretral masculino, a tuberculose, e a meningite, além dos agravos atendimentos antirrábicos e acidentes por animais peçonhentos; entre as doenças transmissíveis com tendência decrescente encontram-se as hepatites virais, a dengue, as leishmanioses (tegumentar e visceral), a coqueluche, o tétano acidental, e a raiva humana; e entre as doenças transmissíveis emergentes e reemergentes estão a Chikungunya, a zika, o sarampo, a doença de chagas aguda, a difteria, e a Covid-19. O estudo mostrou a tendência temporal das doenças transmissíveis do estado, e cada vez mais as mudanças no panorama das doenças infecciosas precisam ser reconhecidas precocemente e monitoradas para a prevenção de sua propagação e para o seu controle.

Palavras-chave

Epidemiologia, tendência temporal, doenças transmissíveis, estado de Roraima

Área

Eixo 14 | Outros

Autores

Maria Soledade Garcia Benedetti, Emerson Ricardo Souza capistrano, Bruna Benedetti Valério, Larissa Rita Pereira Costa, Priscila Barros Alves, José Vieira Filho