Dados do Trabalho
Título
Análise epidemiológica da incidência de arboviroses no Brasil no último triênio: Zika
Introdução
O Zika vírus (ZIKV) é um arbovírus transmitido principalmente pelo Aedes aegypti, se dissemina primariamente pela via vetorial, ainda que se propague de modo sexual, pós-transfusional e vertical ou transplacentário. A doença não possui tratamento específico e não é imunoprevenível, tendo suas medidas de controle voltadas para o vetor. A Zika é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, gerando impacto significativo na morbimortalidade da população.
Objetivo(s)
Analisar a epidemiologia da incidência da arbovirose do Zika Vírus no período de 2019-2021.
Material e Métodos
Este é um estudo observacional analítico qualiquantitivo. Os artigos foram selecionados a partir de bibliotecas eletrônicas e sites indexadores de periódicos. Foram utilizados os descritores “Zika vírus”, “Epidemiologia” e “Brasil”, filtrando-se apenas publicações feitas entre 2017-2022 e em português. Foram selecionados artigos cuja temática central consistia na epidemiologia do Zika vírus no Brasil. Também foram utilizados boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde, além de dados quantitativos coletados a partir do DATASUS.
Resultados e Conclusão
Com base nos dados obtidos, observou-se que o Nordeste é a região com maior número de casos em todo o período. Em contrapartida, o Sul é a região com o menor número de casos - cerca de 3,79% do quantitativo do Nordeste para o ano de 2021. Além disso, todas as regiões apresentaram um padrão de queda no número de notificações de 2019 para 2020, com exceção do Norte e Nordeste. Observou-se também uma maior incidência da patologia no gênero feminino, com uma proporção de 1,85/1. Houve uma maior predominância de casos em adultos (20-59 anos) em relação às outras faixas etárias. Outrossim, houve uma intensa queda nos casos da patologia em jovens (0-19 anos), com uma redução de 50,3% de 2019 a 2021. Em suma, a análise epidemiológica do Zika Vírus no Brasil permite a verificação de uma redução de novos casos, podendo essa redução ser decorrente da subnotificação que ocorreu durante a pandemia da Sars-Cov-2. Nessa lógica, é importante a observação da maior incidência da doença na população da região nordeste, seguido da região norte. A população feminina e a faixa etária de 20 a 59 foram as mais afetadas. Sendo assim, esse estudo contribui para a compreensão da doença no cenário brasileiro e para a formulação de políticas públicas de enfrentamento da doença.
Palavras-chave
Zika Vírus; Arboviroses
Área
Eixo 08 | Arboviroses
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Paulo Jorge Araújo Pires, Beatriz Belém Lima, Eduarda Gemaque, Júlia Belém Lima, Luiz Henrique Frota de Oliveira Zanol, Vando Delgado de Souza Santos, Mariana do Socorro Quaresma Silva