57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DOS COMPOSTOS BI-TRIAZÓIS SOBRE AS FORMAS DE OOCINETOS DE P. VIVAX

Introdução

Objetivo(s)

O objetivo deste estudo foi avaliar a capacidade do composto bi-triazól 8RJ e 7RJ em inibir as formas de oocinetos de P. vivax.

Material e Métodos

Após a coleta das amostras infectadas com o P. vivax, é iniciado o processo de quantificação da gametocitemia por meio da coloração por Giemsa, foram selecionadas amostras com a parasitemia igual ou superior a 10 gametócitos em 200 leucócitos, em seguida após essa confirmação, foi iniciado o processo de lavagem das hemácias com meio RPMI-1640 incompleto por centrifugação para a retirada dos leucócitos. Finalizado os processos de lavagem, é iniciado o processo de separação dos gametócitos utilizando o gradiente de purificação histodenz na concentração de 55% diluído em PBS 1x pH final 7,2 na proporção de 1:3 feito a partir de uma solução estoque [27.6% (w/v) Histodenz in 5.0 mM tris-HCl, 3.0 mM KCl, e 0.3 mM EDTA (pH 7.20)]. Em seguida, a amostra foi centrifugada uma vez a 2000 rpm por 20 minutos sem freio. Finalizado o processo de centrifugação, coletar o pellet formado na interface e lavar por duas vezes a 2000 rpm por 5 minutos, feito isso, ajustar o hematócrito para 2% com o meio de oocinetos suplementado com 20% de soro humano, em seguida, adicionar os gametócitos purificados nos poços das placas de 96 poços com os compostos previamente diluídos nas concentrações de 10 – 0,1 µM. Como controle foi utilizado a atovaquona (10 µM) e DMSO (<0,5%). Após o processo de adição dos parasitos, a placa foi incubada por 24 horas na temperatura de 21-24 ºC. A determinação da inibição de oocinetos, foi avaliada por meio da microscopia mediante a contagem de 100 campos.

Resultados e Conclusão

Os resultados demonstraram que nenhum dos dois compostos foram capazes de inibir os oocinetos na maior concentração de testada, sendo assim, ambos os compostos não podem ser classificados como bloqueadoras da transmissão da malária. No entanto, embora essas moléculas não inibam as formas de oocinetos de P. vivax, todas demostraram um IC50 < 10 µM in vitro na na cepa W2 de P. falciparum, além disso, é importante ressaltar que todas as moléculas foram capazes de inibir mais de 75% da exflagelação na concentração de 1 µM utilizando a cepa NF54 de P. falciparum, esses resultados apontam para a seletividade desses compostos para as formas assexuadas e gametócitos masculinos, no entanto, modificações estruturais nas moléculas podem ser realizadas com o objetivo de potencializar a ação como possíveis bloqueadores da transmissão da malária.

Palavras-chave

Oocinetos, Gametócitos, Bi-triazól.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Autores

LEANDRO DO NASCIMENTO MARTINEZ, KAREN BEATRIZ NASCIMENTO ALMEIDA, AMÁLIA FERREIRA DOS SANTOS, WELINGTON DA SILVA PAULA DO NASCIMENTO, MARCINETE LATORRE ALMEIDA, MINELLY AZEVEDO DA SILVA, MAISA DA SILVA ARAÚJO, DANIEL SOL SOL DE MEDEIROS, QUELLI LARISSA OLIVEIRA DE SANTANA, SABRINA BAPTISTA FERREIRA, CAROLINA BIONI GARCIA TELES