57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Prevalência e o impacto da vacinação contra COVID-19 na cidade de Belém e área metropolitana.

Introdução

A pandemia da doença de coronavírus 19 (COVID-19) continua a impor um fardo significativo à infraestrutura de saúde global. A implementação de vacinas contra o coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2) é um ativo importante na desaceleração da pandemia.

Objetivo(s)

O presente estudo tem como objetivo descrever a prevalência de indivíduos vacinados na cidade de Belém e área metropolitana e o impacto da vacinação nessa população.

Material e Métodos

O estudo incluiu 537 amostras de indivíduos vacinados (1 e/ou 2 doses) e 3093 de indivíduos não vacinados. Foram realizadas análises sorológicas para detecção da presença de anticorpos IgG anti-SARS-CoV-2 pelo teste de ELISA (Euroimmun, Lübeck, Alemanha), seguindo as recomendações do fabricante. A comparação da prevalência de anticorpos, entre os grupos estudados, foi realizada por meio do teste do Qui-quadrado no programa RStudio versão 4.1.1. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (processo no. 4.031.211).

Resultados e Conclusão

A taxa de anticorpos IgG anti-SARS-CoV-2 foi significativamente (p<0,0001) maior no grupo de indivíduos com esquema completo de vacinação 219 (83,6%) quando comparado com o grupo de indivíduos que possuía apenas a primeira dose da vacina 217 (78,9%) e por fim o grupo de não-vacinados 1358 (43,9%). A diminuição de anticorpos ou células T em indivíduos após infecção do SARS-CoV-2 é um grande desafio. Notavelmente a vacinação é uma forma eficaz e segura de manter os níveis de anticorpos diminuindo as chances de infecção, sendo assim, uma forma de conter o avanço da pandemia, redução de casos graves da doença e número de óbitos.

Palavras-chave

SARS-CoV-2. Vacinação. COVID-19.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

Maria Karoliny da Silva Torres, Felipe Teixeira Lopes, Aline Cecy Rocha de Lima, Renata Santos de Souza, Jayanne Lilian Carvalho Gomes, Bruno José Sarmento Botelho, Carlos Neandro Cordeiro Lima, Sandra Souza Lima, Izaura Maria Vieira Cayres Vallinoto, Antonio Carlos Rosário Vallinoto