57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE TUBERCULOSE NOS IDOSOS NO ESTADO DO PARÁ DE 2019 A 2021

Introdução

A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria gram-positiva Mycobacterium tuberculosis. Os órgãos mais acometidos são os pulmões, mas pode disseminar-se para meninges, rins, gânglios linfáticos e ossos. A transmissão é por meio da fala, espirro e/ou tosse de um infectado pela bactéria, a qual é lançada no ar a partir de gotículas.
Ela geralmente é desencadeada por debilidade do sistema imunológico causada por doenças como diabetes ou AIDS, por drogas imunossupressoras, envelhecimento e hábitos como tabagismo, etilismo e uso de drogas ilícitas.

Objetivo(s)

Analisar o perfil epidemiológico dos casos de Tuberculose nos idosos no estado do Pará nos anos de 2019 a 2021

Material e Métodos

O estudo é de caráter epidemiológico, retrospectivo, observacional e quantitativo. Os dados analisados foram coletados a partir do Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS). As informações obtidas têm como base a epidemiologia e morbidade da Tuberculose pulmonar nos idosos no ESTADO DO PARÁ entre os anos 2019 e 2021. Foram consideradas as seguintes variáveis: período, sexo, faixa etária, tabagismo, alcoolismo, diabetes, drogas ilícitas e HIV

Resultados e Conclusão

Foram notificados 14.860 casos de Tuberculose no Pará, entre 2019 a 2021. Destes, 2.149 eram idosos, 1.343 homens e 806 mulheres. Notou-se que 2019 foi o ano com maior incidência dentre os 3 anos considerados, com 793 casos. Analisando faixa etária, notou-se que os idosos de 60 a 64 anos foram os mais acometidos ao longo destes 3 anos, com 721 casos, e os idosos de acima de 80 anos os menos acometidos, com 223 casos. Quanto aos fatores de risco, 347 eram tabagistas, 178 eram etilistas, 555 eram diabéticos, 63 eram infectados pelo HIV e 12 eram usuários de drogas ilícitas.

Portanto, conclui-se que a Tuberculose atingiu de forma significativa o Pará de 2019 a 2021. Houve uma alta incidência em 2019 ao comparar com 2020 e 2021, já que nestes 2 anos o isolamento social na pandemia do COVID-19 reduziu o contato entre as pessoas, e aumentou o uso de máscaras. Homens, idosos de 60 a 64 anos e diabéticos são os mais atingidos, pois há, por exemplo, descasos com a saúde, instituições para idosos como fonte de contágio e imunossupressão causada pela diabetes. Por isso, devem ser implantadas medidas públicas, para gerar um enfoque dos idosos quanto a Tuberculose; e para alertar profissionais da saúde e funcionários das instituições sobre os sintomas, prevenção e transmissão da Tuberculose, prevenindo- a entre os idosos.

Palavras-chave

Tuberculose; Epidemiologia; Idosos.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Autores

Marcella Abreu Costa, Gabriela Souza Imbiriba, Alícia Salomão Chada, Lauriana Marques Corrêa, Alice Pereira Monte, Nádia Carolina Lima Vinagre