57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Ação larvicida do extrato de folhas de Clibadium surinamense sobre Aedes aegypti

Introdução

Aedes aegypti representa uma ameaça à saúde pública e o controle desse vetor é realizado por meio do uso contínuo de inseticidas sintéticos, o que tem provocado a seleção de populações de mosquitos resistentes aos diversos grupos químicos. Assim, os compostos derivados de plantas têm surgido como alternativa viável no controle populacional aos vetores. Clibadium spp. é amplamente utilizado por várias populações da Amazônia para a pesca predatória, em função da letalidade provocada pela ingestão de cunaniol e o acetato de cunaniol, que são os compostos neurotóxicos abundantes nos extratos de C. surinamense.

Objetivo(s)

Desse modo, o objetivo deste trabalho foi averiguar se o extrato bruto metanólico de folhas de Clibadium surinamense tem ação larvicida sobre Ae. aegypti.

Material e Métodos

Para isso, larvas de terceiro e quarto ínstar foram mantidas em recipientes contendo 99mL de água e um mL de extrato diluído em etanol nas concentrações de 1000ppm, 750ppm, 500ppm e 250ppm. O grupo controle continha 99mL de água e um mL de etanol. Foram realizados três ensaios em triplicata, e as concentrações letais (CL50 e CL90) em 24 horas de experimento foram de 283ppm e 430ppm, respectivamente, determinadas pela análise (Anova-one way).

Resultados e Conclusão

O extrato bruto metanólico (EBM) das folhas de C. surinamense apresentou ação larvicida para o terceiro e quarto estádios de larvas de Ae. aegypti, diferindo estatisticamente nas concentrações de 1000ppm e 750 ppm. O número de adultos emergidos no grupo controle foi em média 11,7 adultos a mais que no tratamento de 250ppm (Tukey=0.02), 24,5 a mais que o tratamento de 500ppm (Tukey= 0. 00), 24, 7 a mais que no tratamento de 750ppm (Tukey=0.00) e 25,6 adultos a mais que no tratamento de 1000ppm. O extrato bruto metanólico das folhas de C. surinamense apresentou ação larvicida sobre Ae. aegypti em condições de laboratório.

Palavras-chave

Culicidae, Clibadium, larvicida botânico, extrato vegetal.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Andrely Cruz, Wanessa Silva, Juliana Vieira, Francisco Dantas Junior, Thamirys Gonçalves, Moises Hamoy, Maria Vivina Monteiro, Alessandra Scofield, Gustavo Góes-Cavalcante