57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Ação larvicida do extrato de folhas de Clibadium surinamense sobre Aedes aegypti

Introdução

Aedes aegypti representa uma ameaça à saúde pública e o controle desse vetor é realizado por meio do uso contínuo de inseticidas sintéticos, o que tem provocado a seleção de populações de mosquitos resistentes aos diversos grupos químicos. Assim, os compostos derivados de plantas têm surgido como alternativa viável no controle populacional aos vetores. Clibadium spp. é amplamente utilizado por várias populações da Amazônia para a pesca predatória, em função da letalidade provocada pela ingestão de cunaniol e o acetato de cunaniol, que são os compostos neurotóxicos abundantes nos extratos de C. surinamense.

Objetivo(s)

Desse modo, o objetivo deste trabalho foi averiguar se o extrato bruto metanólico de folhas de Clibadium surinamense tem ação larvicida sobre Ae. aegypti.

Material e Métodos

Para isso, larvas de terceiro e quarto ínstar foram mantidas em recipientes contendo 99mL de água e um mL de extrato diluído em etanol nas concentrações de 1000ppm, 750ppm, 500ppm e 250ppm. O grupo controle continha 99mL de água e um mL de etanol. Foram realizados três ensaios em triplicata, e as concentrações letais (CL50 e CL90) em 24 horas de experimento foram de 283ppm e 430ppm, respectivamente, determinadas pela análise (Anova-one way).

Resultados e Conclusão

O extrato bruto metanólico (EBM) das folhas de C. surinamense apresentou ação larvicida para o terceiro e quarto estádios de larvas de Ae. aegypti, diferindo estatisticamente nas concentrações de 1000ppm e 750 ppm. O número de adultos emergidos no grupo controle foi em média 11,7 adultos a mais que no tratamento de 250ppm (Tukey=0.02), 24,5 a mais que o tratamento de 500ppm (Tukey= 0. 00), 24, 7 a mais que no tratamento de 750ppm (Tukey=0.00) e 25,6 adultos a mais que no tratamento de 1000ppm. O extrato bruto metanólico das folhas de C. surinamense apresentou ação larvicida sobre Ae. aegypti em condições de laboratório.

Palavras-chave

Culicidae, Clibadium, larvicida botânico, extrato vegetal.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

Andrely Cruz, Wanessa Silva, Juliana Vieira, Francisco Dantas Junior, Thamirys Gonçalves, Moises Hamoy, Maria Vivina Monteiro, Alessandra Scofield, Gustavo Góes-Cavalcante