57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

O DESMATAMENTO E OS CASOS DA DOENÇA DE CHAGAS NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA: ANÁLISE E CORRELAÇÃO EM UM RECORTE TEMPORAL

Introdução

A doença de Chagas (DC) é uma doença infecciosa causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi, que tem como vetor os insetos triatomíneos - hematófagos que podem ocupar diversos nichos ecológicos, como intra, peridomicílio e, sobretudo, o ambiente silvestre. O desmatamento e o crescimento desordenado da cidade na direção das áreas ambientais reduzem a fonte natural de alimentação e abrigo desses insetos, alterando a relação vetor-hospedeiro e aumentando o número de casos.

Objetivo(s)

Analisar a relação causal entre a área desmatada e número de casos de doença de Chagas, no município de Cametá- Pará, no período de 2008 a 2020.

Material e Métodos

Foram coletadas informações do banco de dados do SINAN (Sistema de Informações de Agravos e Notificações) e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para calcular a incidência da DC para cada 100 mil habitantes, e do MapBiomas, sobre a taxa de desmatamento anual na região. Os dados foram tabulados no programa Microsoft Excel e analisados estatisticamente no programa Jamovi, por meio de uma regressão linear.

Resultados e Conclusão

Foram notificados 105 casos entre 2008 e 2020, com maior incidência no ano de 2019. A taxa de desmatamento sofreu pouca variação durante o período estudado. Não houve relação estatística significativa entre o desmatamento e a incidência anual da DC (R²: 0,295, p= 0,084. Apesar disso, a alta incidência da doença no município pode estar relacionado a outros fatores não avaliados, como a ingestão do açaí processado de maneira incorreta, o que pode facilitar a contaminação pelo vetor/protozoário. Além disso, existe constante migração pendular entre a zona rural e urbana, o que é característico de pequenos municípios paraenses e fragiliza os controles sanitários. Não houve relação direta entre a incidência de DC e o desmatamento no município de Cametá. O presente resultado pode auxiliar os gestores em saúde para melhorias nas ações de prevenção e controle, sobretudo, com estratégias de intervenção para as outras formas de transmissão que não estejam relacionadas somente ao desmatamento, mas que devem estar causando os casos de DC registrados.

Palavras-chave

Doença de Chagas; Incidência; Desmatamento.

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Autores

Fernanda Oliveira de Oliveira, Filipe De Moura Sousa, Mariana Dos Santos Guimarães, Mayara De Andrade Moratto, Rafael Pinto Gonçalves, Leandro Schlemmer Brasil