Dados do Trabalho
Título
O DESMATAMENTO E OS CASOS DA DOENÇA DE CHAGAS NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA: ANÁLISE E CORRELAÇÃO EM UM RECORTE TEMPORAL
Introdução
A doença de Chagas (DC) é uma doença infecciosa causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi, que tem como vetor os insetos triatomíneos - hematófagos que podem ocupar diversos nichos ecológicos, como intra, peridomicílio e, sobretudo, o ambiente silvestre. O desmatamento e o crescimento desordenado da cidade na direção das áreas ambientais reduzem a fonte natural de alimentação e abrigo desses insetos, alterando a relação vetor-hospedeiro e aumentando o número de casos.
Objetivo(s)
Analisar a relação causal entre a área desmatada e número de casos de doença de Chagas, no município de Cametá- Pará, no período de 2008 a 2020.
Material e Métodos
Foram coletadas informações do banco de dados do SINAN (Sistema de Informações de Agravos e Notificações) e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para calcular a incidência da DC para cada 100 mil habitantes, e do MapBiomas, sobre a taxa de desmatamento anual na região. Os dados foram tabulados no programa Microsoft Excel e analisados estatisticamente no programa Jamovi, por meio de uma regressão linear.
Resultados e Conclusão
Foram notificados 105 casos entre 2008 e 2020, com maior incidência no ano de 2019. A taxa de desmatamento sofreu pouca variação durante o período estudado. Não houve relação estatística significativa entre o desmatamento e a incidência anual da DC (R²: 0,295, p= 0,084. Apesar disso, a alta incidência da doença no município pode estar relacionado a outros fatores não avaliados, como a ingestão do açaí processado de maneira incorreta, o que pode facilitar a contaminação pelo vetor/protozoário. Além disso, existe constante migração pendular entre a zona rural e urbana, o que é característico de pequenos municípios paraenses e fragiliza os controles sanitários. Não houve relação direta entre a incidência de DC e o desmatamento no município de Cametá. O presente resultado pode auxiliar os gestores em saúde para melhorias nas ações de prevenção e controle, sobretudo, com estratégias de intervenção para as outras formas de transmissão que não estejam relacionadas somente ao desmatamento, mas que devem estar causando os casos de DC registrados.
Palavras-chave
Doença de Chagas; Incidência; Desmatamento.
Área
Eixo 01 | Ambiente e saúde
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Fernanda Oliveira de Oliveira, Filipe De Moura Sousa, Mariana Dos Santos Guimarães, Mayara De Andrade Moratto, Rafael Pinto Gonçalves, Leandro Schlemmer Brasil