Dados do Trabalho
Título
Observatórios de saúde como ferramentas tecnológicas inovadoras no processo de ensino-aprendizagem na pós-graduação
Introdução
A construção de observatórios de saúde facilita o processo de ensino-aprendizagem e contribui para produção de informação em saúde, trazendo uma nova forma de comunicação de dados epidemiológicos e de vigilância. A parceria entre inovação e criatividade permite assimilar a aplicação dos conteúdos de epidemiologia, dando espaço para garantir, durante a formação dos pós-graduandos, a informação e a comunicação para promoção da saúde.
Objetivo(s)
Apresentar nova forma de avaliação de uma disciplina de epidemiologia de um curso de pós-graduação, permitindo o uso de recursos tecnológicos para inovar na área de saúde coletiva e disseminar os observatórios criados aos profissionais de saúde e à comunidade em geral.
Material e Métodos
A atividade foi realizada em grupos, por 35 pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências, Coordenadoria de Controle de Doenças/Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a fim de contemplar o conteúdo abordado durante a disciplina “Observatório de Epidemiologia e Serviços de Saúde (EpiServ)” no primeiro semestre de 2022. Assim, por meio da adoção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, foi proposta a construção de observatórios de saúde como avaliação. Os temas foram escolhidos pelos próprios alunos.
Resultados e Conclusão
Os temas abordados foram: Tuberculose em trabalhadores da saúde, Zika vírus, Rotavírus, Doença de Chagas e Vacinação contra Covid-19, pela relevância e aplicabilidade na prática da vigilância. Durante a disciplina, os observatórios foram criados em várias plataformas (site, blog, instagram) e apresentados em sala de aula, com entrega de um relatório descritivo das atividades realizadas. Além disso, os observatórios têm sido alimentandos de forma periódica, mesmo com o término da disciplina. O formato desse processo avaliativo mostrou o domínio dos conceitos de epidemiologia pelos alunos e a percepção dos mesmos em sua rotina de trabalho como de extrema relevância, levando o pós-graduando a refletir sobre o impacto da tecnologia e da inovação na melhoria dos serviços de saúde. Ademais, a implementação dos observatórios possibilitou a divulgação e acesso gratuito aos conteúdos, a fim de proporcionar novas opções de acesso ao conhecimento em epidemiologia.
Palavras-chave
Inovação em saúde
Processo ensino-aprendizagem
Observatório de saúde
Epidemiologia
Pós-graduação
Área
Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Edlaine Faria de Moura Villela, Regiane Cardoso de Paula