57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA DENGUE NA MICRORREGIÃO DE PARAUAPEBAS-PA, NO PERÍODO DE 2014 A 2020

Introdução

A dengue é uma doença aguda, infecciosa e não contagiosa causada por arbovírus. Sua transmissão para os humanos ocorre por meio da picada de mosquitos hematófagos, como o Aedes Aegypti. OBJETIVO: Traçar o perfil epidemiológico da dengue na microrregião de Parauapebas, no estado do Pará, durante o período de 2014 a 2020.

Objetivo(s)

Traçar o perfil epidemiológico da dengue na microrregião de Parauapebas, no estado do Pará, durante o período de 2014 a 2020.

Material e Métodos

Estudo epidemiológico, descritivo, retrospectivo e transversal de abordagem quantitativa, realizado a partir dos casos de Dengue notificados e confirmados no Sistema de Informações de Agravos Notificáveis (SINAN), em que o acesso se deu por meio do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva a partir do coeficiente de correlação de Pearson (ρ). Foram analisadas as seguintes variáveis: gênero, etnia, faixa etária, percentual clínico e evolução da doença.

Resultados e Conclusão

RESULTADOS: A análise do perfil epidemiológico mostrou que apesar do gênero feminino apresentar maior número de casos de dengue (51,75% — 3001/5799), ainda assim a variável gênero não possui uma estatística predominante em alguma das duas categorias (feminino ou masculino). Em se tratando da etnia, o maior percentual de casos de infecções ocorreu na etnia parda (47,78% — 2771/5799); na faixa etária adulta – 20 a 39 anos (42,57% — 2469/5799); nos casos inconclusivos, ou “Ign/Branco” (51,18% — 2968/5799); O critério de informação com maior percentual foi o clínico epidemiológico (52,45% — 3042/5799); e o maior percentual de evolução é a cura da infecção (54,87% — 3182/5799). Foi observado que todos os valores das variáveis epidemiológicas são significantes, pois apresentam valor de p < 0,05.
CONCLUSÃO: A pesquisa possibilitou maior conhecimento sobre as especificidades da doença na microrregião de Parauapebas, através do levantamento de dados sobre algumas variáveis epidemiológicas. Com efeito, o presente estudo pode auxiliar a tomada de decisões de combate à doença e enfatiza a necessidade de mais pesquisas sobre o tema, a fim de que políticas públicas de prevenção, diagnóstico e tratamento da dengue sejam realizadas.

Palavras-chave

Dengue; Análise Temporal; Parauapebas; Perfil Epidemiológico

Área

Eixo 08 | Arboviroses

Autores

Carla Victória Barbosa Flexa, Stefanie Leão Gaia, Suehiko Sakai Neto, Tiago Monteiro Batista, Mayla de Carvalho Zavarise, Ana Luíza Mendonça de Almeida, Marcelo Gaia Epifane, André Lucas Neves Farias Dantas Da Cunha, Ana Carolina de Almeida Côrrea, Rita de Cássia Silva de Oliveira, Irene Crislene da Fonseca Lobo