57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

ESTUDO DE UM DERIVADO DO DILAPIOL CONTRA Aedes aegypti, EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO

Introdução

O dilapiol, componente majoritário do óleo essencial da planta Piper aduncum e seus derivados semissintéticos, têm sido estudados quanto aos seus efeitos contra Aedes aegypti, vetor primário de arbovírus aos humanos. Porém, estudos conforme a presente pesquisa, com mais derivados dessa substância são necessários, como alternativas ao controle deste mosquito.

Objetivo(s)

Analisar o efeito larvicida e adulticida do semissintético piperidina (PPD), derivado do dilapiol, em Ae. aegypti, em condições de laboratório.

Material e Métodos

Larvas de 3º estádio e fêmeas adultas de Ae. aegypti foram capturadas em Manaus, Amazonas, Brasil. No ensaio larvicida, larvas foram expostas por 24h, às concentrações de 200 a 12,5 µg/mL do PPD, além do controle positivo (CP), usando temefós a 0,012 µg/mL e o controle negativo (CN), em água e DMSO a 0,05%. O ensaio adulticida foi realizado, conforme o método de prova biológica de garrafas schott. Foram utilizados um total de 180 fêmeas de Ae. aegypti, sendo 10 indivíduos por réplica, de cada uma das cinco concentrações (1000 a 125 µg/mL), e no CN, a acetona (100%). A mortalidade das formas adultas foi determinada pela imobilidade de movimentos (knockdow), e calculado o percentual de indivíduos mortos.

Resultados e Conclusão

PPD causou a mortalidade de larvas, que variou de 80% na maior concentração do PPD (200 µg/mL) a 17% na menor concentração (12,5 µg/mL), enquanto no CP a mortalidade foi de 95% e de 3%, no CN. Nas fêmeas testadas, o percentual de mortalidade variou de 97% e 30% nas concentrações de 1.000 µg/mL e 120 µg/mL, após 90 min, respectivamente. As análises preliminares deste estudo mostraram que a PPD é uma substância promissora ao controle de larvas e adultos de Ae. aegypti, em condições de laboratório. Sugerem-se mais estudos, para testar esse semissintético em A. aegypti na natureza, como contribuição aos dados desta pesquisa, tendo em vista o controle desse mosquito.

Palavras-chave

Epidemiologia, Bioensaio, Óleo essencial, Semissintético.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

Junielson Soares Da Silva, Ana Cristina Da Silva Pinto, Sabrina Da Fonseca Meireles, Daniel Luís Viana Cruz, João Marcelo De Castro Souza, Francisco Celio Maia Chaves, Míriam Silva Rafael