57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Recursos tecnológicos como estratégias inovadoras de ensino-aprendizagem em vigilância em saúde pública

Introdução

Objetivo(s)

A educação e comunicação em vigilância em saúde têm sido ensinada de forma bastante conceitual nos programas de pós-graduação, sem espaço para reflexão sobre a prática em saúde e possível retorno para a sociedade. Assim, objetiva-se transformar a forma de avaliação de um curso de pós-graduação, permitindo o uso de recursos tecnológicos para inovar na área de saúde pública e disseminar os materiais elaborados aos profissionais de saúde e à comunidade em geral.

Material e Métodos

A elaboração dos materiais audiovisuais foi realizada por um grupo de vinte e sete pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em 2021, a fim de contemplar o conteúdo da vigilância em saúde durante a disciplina de Educação e Comunicação na Vigilância em Saúde. Assim, como forma de aplicação de metodologia ativa no processo avaliativo da disciplina, foi proposta a elaboração de materiais audiovisuais. O tema foi escolhido pelos próprios alunos, contemplando conceitos e fundamentos da educação e comunicação em saúde estudados no período.

Resultados e Conclusão

O grupo abordou os temas: Segurança do paciente; Covid-19 nas escolas; Importância da vacinação; Saúde única; e Prevenção do HIV, pela relevância do tema e sua aplicabilidade na prática da vigilância em saúde. Portanto, é de extrema relevância dominar e perceber o assunto em sua rotina de trabalho, visando a melhoria dos serviços de saúde. Os vídeos produzidos foram baseados em diferentes métodos, populares no YouTube. As gravações audiovisuais foram apresentadas em sala de aula juntamente com um relatório explicativo das atividades realizadas. Além disso, os materiais produzidos foram postados no canal do Youtube da Coordenadoria de Controle de Doenças, que possibilitam a divulgação e acesso gratuito de vídeos, a fim de proporcionar uma nova opção de acesso ao conhecimento em saúde pública. O uso de tecnologias digitais facilitou o processo de aprendizagem e agilizou a comunicação. Ele forneceu visões inovadoras sobre o mesmo assunto, apresentando, de forma didática, conceitos específicos da vigilância em saúde. A parceria entre inovação e criatividade permitiu assimilar a aplicação dos conteúdos da vigilância em saúde.

Palavras-chave

Inovação em saúde; Processo ensino-aprendizagem; Vigilância em saúde; Recursos tecnológicos; Pós-graduação.

Área

Eixo 14 | Outros

Autores

Edlaine Faria de Moura Villela, Regiane Cardoso de Paula