Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS INTERNAÇÕES POR COQUELUCHE ENTRE O PERIODO DE JANEIRO DE 2015 E DEZEMBRO 2020 NO BRASIL
Introdução
A coqueluche é uma doença infecciosa bacteriana causado pelo agente Bordetella Pertussis, caracterizado por 3 períodos clínicos (Catarral, Paroxística e Convalescência) durando aproximadamente 6 a 12 semanas; os sintomas cursam com rinorreia, lacrimejamento, tosse frequente associado a guincho e em determinados casos vomito pós tosse e apneia. No Brasil o PNI (Plano Nacional de Imunização) conta com a vacina DTP contra o agente bacteriano dividido em 3 doses por faixa etária. No entanto, nos últimos anos houve aumento dos casos associados à não vacinação o que predispõe possíveis casos de internação e complicações.
Objetivo(s)
Descrever o padrão epidemiológico dos casos de internação por coqueluche entre Janeiro de 2015 e Dezembro de 2020 no Brasil.
Material e Métodos
Estudo epidemiológico de delineamento Retrospectivo observacional, quantitativo, baseado nos dados disponíveis DATASUS, através do Acesso a Informações sobre Epidemiologia e Morbidade (Por Local de Internação), via filtro Lista de Morbidade CID-10, no tema Coqueluche entre o período de 2015 e 2020 para levantamento dos dados epidemiológicos.
Resultados e Conclusão
O total de internações por coqueluche no período citado foi 7878 casos possíveis sendo a maioria na região Sudeste (36,6%), seguido da região Nordeste (32,2%), apontando maior incidência no Estado de São Paulo com 23.7% dos casos totais. Detectou-se que a faixa etária mais acometida foi menor de 1 ano apresentando 84,3% dos casos totais, raça parda (35,6%) e sexo feminino (52,2%). Ademais, descartando as contabilizações ignoradas, o regime hospitalar mais prevalente foi o setor privado respondendo por 66,6% das internações. A análise epidemiológica, entre 2015 e 2020, demonstra que o perfil das internações por coqueluche apresenta maior incidência entre sexo feminino (52,2%), etnia parda (35,6%) e faixa etária menor de 1 ano (84,3%). Além disso, o setor privado é o mais prevalente com 66,6% das internações e a região mais acometida foi o Sudeste apresentando 36,6% dos casos totais no período o que reforça medidas de combate e prevenção no local.
Palavras-chave
Pertússis
Tosse Comprida
Tosse Convulsa
Área
Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Caio Eduardo Puget Mouta, Hugo de La Rocque Barros Oliveira, João Vitor Fernandes Barroso, João Pedro Pantoja de Sousa Rodrigues, Ewaldo Lúzio Fôro de Oliveira, Ana Paula Macedo Campos, Bruna Pantonja Mendonça Dias, Alexia Bárbara Porto Mollinar, José Wilker Gomes de Castro Júnior, Gabrielle Vitória Fernandes Barroso