57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Uso de um protótipo de Isca Tóxica de Açúcar para o controle intradomiciliar de adultos de Aedes aegypti: uma avaliação quali-quantitativa da percepção dos usuários em áreas do Recife-PE

Introdução

A busca por ferramentas inovadoras para controle de Aedes aegypti, planejadas a partir do comportamento de oviposição e acasalamento, vêm apresentando resultados promissores no Brasil. Entretanto, nenhuma delas está voltada a rápida eliminação de mosquitos na fase adulta, questão relevante em áreas de transmissão de arboviroses.

Objetivo(s)

Este estudo avaliou a efetividade e aceitação de um protótipo de Isca Tóxica de Açúcar (ITA), desenvolvido pela Fiocruz-PE, voltado a eliminação de fêmeas de mosquitos.

Material e Métodos

As ITA foram instaladas por períodos de 30 a 180 dias, em diferentes tipos de imóveis e o impacto sobre a população alvo foi mensurado pela coleta de ovos de Aedes spp, por ovitrampas-controle (OVT-C), e a captura diurna intradomiciliar de mosquitos adultos por aspiração. A percepção de efetividade da ação e da aceitação da ITA pelos usuários foi investigada através de um questionário semiestruturado, relacionado à presença/picadas de mosquitos, antes e depois do seu uso. Os participantes assinaram o Termo de Consentimento e Livre.

Resultados e Conclusão

Os 17 moradores, inicialmente entrevistados, referiram a presença de mosquitos em suas residências, principalmente à tarde e à noite. Durante o tempo de uso das ITAs os residentes relataram uma diminuição ≥ 70% na quantidade de mosquitos, a partir da segunda semana de uso das ITAs, mesmo quando sua permanência foi por apenas 30 dias. A autoreferência de nove dos entrevistados indicava uma redução ≥ 90% da presença de mosquitos picando com a permanência por até 180 dias, embora 100% das 120 OVT-C instaladas em 15 imóveis tipo casa e 14 instaladas na área comum de um prédio, estivessem positivas ao longo do estudo, revelando a presença de fêmeas alimentadas e produzindo ovos em todas os imóveis. Em uma segunda área do estudo, em 11 das 16 casas foram capturados 68 mosquitos, através da aspiração, 20% Ae. aegypti e 80% Cx. quinquefasciatus, antes das ITAs e OVT-C serem instaladas. Com apenas 30 dias a análise dos questionários revelou que metade dos participantes perceberam a redução na quantidade de mosquitos, mais uma vez ≥ 70%, e 80% deles recomendaria o uso destas ferramentas pelo Serviço de Saúde local. Estes resultados sugerem a efetividade da ITA para a rápida eliminação de mosquitos e sua aceitação pelos usuários/moradores, aspectos decisivos para sua utilização no controle de adultos, com vistas à diminuição do contato mosquito-homem e, potencialmente, do risco de transmissão de arboviroses.

Palavras-chave

Mosquitos adultos; Controle; Iscas Letais

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

Kathyanne Ellen Barbosa, Neemias Gomes de Lima, Vânia do Nascimento Nunes, Flávio Ferreira dos Santos, Mônica de Morais Gueiros, Maria Alice Varjal de Melo Santos