57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Análise comparativa do impacto da Covid-19 sobre as notificações de tuberculose, no Estado do Pará, entre os anos de 2015 a 2021.

Introdução

A Tuberculose é uma doença causada pela espécie Mycobacterium tuberculosis. No Pará, ela se constitui como um grave problema de saúde pública e, com o advento da pandemia de COVID-19, o seu controle tem sido colocado em risco e negligenciado devido à prioridade da nova enfermidade. Nesse sentido, a avaliação das taxas de notificação pré-pandêmicas e pandêmicas é importante na investigação do balanço e da contenção da doença.

Objetivo(s)

Avaliar o número de casos notificados de tuberculose no estado do Pará entre os anos de 2015 a 2021 e analisar os possíveis efeitos da pandemia nesse quantitativo.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo transversal, no qual foi realizada uma análise epidemiológica comparativa de dados de casos notificados de tuberculose no estado do Pará, no período do ano 2015 a 2021, obtidos através do Sistema de Informação de Agravos de Notificações (SINAN), a fim de comparar o quantitativo de notificações ocorridas pré e pós-pandemia de COVID-19.

Resultados e Conclusão

Na série temporal estudada, percebe-se um aumento progressivo a partir do ano de início das análises, chegando ao seu ápice em 2019, onde houve, no total, um aumento de 37,94% no número de notificações desde 2015. Porém, tal padrão logo decai no primeiro ano da pandemia de COVID-19, onde têm-se uma diminuição de 12,31% no ano de 2020 com relação ao ano anterior. Essa redução progride no ano de 2021, decrescendo 8,27% do número de casos. Desse modo, verifica-se que, ao analisar os anos referentes à pandemia do SARS-CoV-2, com relação ao ano de 2019, onde se registrou o maior número de notificações, têm-se uma diminuição total de 19,56% do número de notificações de tuberculose no estado do Pará.
Em suma, a redução do número de notificações de casos de tuberculose durante o período pandêmico, se deve ao menor acesso às unidades de saúde capazes de realizar a identificação dos pacientes enfermos, devido ao contexto de isolamento social e restrições estabelecidas na pandemia para conter o SARS-CoV-2. Além disso, houve realocação de recursos humanos e financeiros para o combate à Covid-19, dispondo a tuberculose e outras doenças em segundo plano. Desse modo, essa conjuntura levou a redução da notificação e diagnóstico de pacientes, bem como, afetou o início e continuação do tratamento, obstando o alcance das metas nacionais de controle da tuberculose. Assim, é necessária atenção do sistema brasileiro de saúde em relação aos impactos da pandemia na contenção da doença.

Palavras-chave

Tuberculose, Vigilância epidemiológica, Saúde pública, Covid-19.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Autores

Bruna Eduarda Veras da Silva, Ana Raquel Gouveia Vasconcelos, Cláudio Henrique Simões Neto, Anderson Kallyu Gomes Alves, Ane Caroline da Silva Rodrigues, Biatriz da Silva Rodrigues, Rogério Monteiro Gonçalves