57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

A INCIDÊNCIA DA TUBERCULOSE: UM ESTUDO COMPARATIVO INTER-REGIONAL E INTRA REGIONAL NA REGIÃO NORTE DE 2015 A 2021

Introdução

A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, cuja transmissão ocorre, principalmente, pela tosse de um portador de TB pulmonar bacilífera. Ademais, condições socioeconômicas (desnutrição e etilismo) e condições clínicas (uso crônico de imunossupressores e infecção pelo HIV) são fatores de risco para o desenvolvimento de forma ativa da TB. Na região Norte, em especial no estado do Pará, a prevalência e a incidência dessa doença sinaliza para um quadro importante de saúde pública.

Objetivo(s)

Analisar a incidência dos casos intra e inter-regionais de tuberculose na Região Norte no período de 2015 a 2021.

Material e Métodos

Análise epidemiológica descritiva, transversal e observacional, de dados secundários sobre a TB, obtidos do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN) na plataforma TABNET do DATASUS. Extraiu-se os casos notificados, tendo como parâmetros auxiliares a região e o ano de notificação. Em seguida, utilizou-se todas as unidades federativas da Região Norte no ano de notificação. Por fim, foi realizado o cálculo de incidência conforme a população de cada Estado, padronizando por 100 mil habitantes.

Resultados e Conclusão

Na série temporal analisada, houve um crescimento no número de casos de TB de 2015 para 2019. Em 2019, foi possível evidenciar o maior número absoluto de casos somando-se todas as regiões (96.182), tendo destaque para a região sudeste, com 44,46% dos casos. Além disso, é possível evidenciar que o decréscimo das notificações no ano de 2020 e 2021, provavelmente em função da pandemia de COVID-19. Por conseguinte, no ano de 2019, apesar da Região Sudeste apresentar o maior número de casos absolutos, a Região Norte apresentou a maior incidência, com 63,68 casos por 100 mil habitantes, sendo o Pará o estado que apresentou o maior número de casos absolutos. Em contraponto, nesse mesmo ano (2019) o estado do Amazonas possuía o maior número de incidência de casos (95,52 casos por 100 mil habitantes), seguido pelo Acre (66,33 casos por 100 mil habitantes) e pelo Pará (63,73 casos por milhão de habitantes).
Ainda que o número de casos absolutos de TB seja maior no sudeste do Brasil, a região norte apresentou a maior incidência. Além disso, em relação ao norte, o estado do Amazonas apresentou a maior incidência no ano de 2019. Logo, é imprescindível reforçar o controle da doença, a fim de diminuir sua implicação na saúde pública.

Palavras-chave

Tuberculose; Epidemiologia; Norte; Incidência; Saúde Pública.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Autores

MARCELLA OLIVEIRA MONTE SANTO, MARCELLA OLIVEIRA MONTE SANTO, ANA PAULA DAS MERCÊS COSTA XERFAN NEGRÃO, ANA PAULA DAS MERCÊS COSTA XERFAN NEGRÃO, ANDERSON KALLYU GOMES ALES, ANDERSON KALLYU GOMES ALES, CLAUDIO HENRIQUE SIMÕES NETO, CLAUDIO HENRIQUE SIMÕES NETO, PEDRO HENRIQUE SILVEIRA DE SOUSA, PEDRO HENRIQUE SILVEIRA DE SOUSA, RONALDO CUNHA DE OLIVEIRA JUNIOR, RONALDO CUNHA DE OLIVEIRA JUNIOR, WALTAIR MARIa MARTINS PEREIRA, WALTAIR MARIa MARTINS PEREIRA