57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Perfil das culturas microbiológicas e sensibilidade de microrganismos isolados em um laboratório privado

Introdução

A realização de culturas microbiológicas auxilia e facilita a assistência à saúde, no que se diz respeito à disseminação ou não de infecções hospitalares e comunitárias, além da possibilidade de realizar análises estatísticas e traçar metas e planos de ação sobre o que está sendo observado.

Objetivo(s)

Traçar um perfil dos resultados de culturas microbiológicas coletadas em um laboratório privado localizado no Sertão Central do Ceará e mostrar o perfil de sensibilidade dos microrganismos isolados.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo retrospectivo exploratório, com abordagem quanti-qualitativa. Foi realizada análise dos resultados de todas as solicitações para exames microbiológicos de um laboratório privado, no período de Agosto de 2021 a Janeiro de 2022. Foram incluídas todas as solicitações com resultados emitidos e excluídas as solicitações que por algum motivo não apresentavam laudo liberado. A partir da observação, os dados foram organizados, sendo quantificados os tipos de cultura por: procedimento, positividade e sensibilidade de microrganismo isolados. Foram realizadas 542 culturas e os resultados foram apresentados por números absolutos e porcentagem simples.Os meios de culturas utilizados foram: ágar sangue e Cled.

Resultados e Conclusão

Dos 542 exames microbiológicos, 102 (18,96%) apresentaram positividade. Quanto às hemoculturas, foi observada uma média de positividade de 8,47% e os microrganismos mais frequentes foram Staphylococcus coagulase-negativa (49,99%) e Acinetobacter baumanii (21,42%), sendo que todos os gêneros Stphylococcus citados foram resistentes à oxacilina. As urinoculturas mostraram uma taxa de positividade de 16,10%, com a espécie Pseudomonas aeruginosa apresentando maior frequência (33,33%), seguida de Klebsiella pneumoniae (14,28%). O gênero Pseudomonas apresentou espécies multirresistentes, e quanto às espécies de Klebsiella, 66,66% destes apresentaram betalactamases de espectro ampliado. Entre as demais culturas, aquelas que apresentaram maior positividade foram as relacionadas à secreção de ferida, seguida de aspirado traqueal. Para a primeira houve positividade maior para Escherichia coli (33,33%), já para as últimas foram observados Acinetobacter baumannii multirresistente (55,55%) e Pseudomonas aeruginosa (22,22%).O estudo demonstrou que o índice de positividade das culturas está dentro dos parâmetros, quando comparados a dados da literatura.

Palavras-chave

Microrganismo, cultura e sensibilidade.

Área

Eixo 14 | Outros

Autores

Ana Beatriz Lacerda Costa Saldanha , João Victor Viana Fernandes , Gláucio Barros Saldanha , Jeová Pereira Silva , Maria Sônia Lacerda Costa , Taís Batista Virgínio, Gláucia Barros Saldanha , Bianca Vieira de Sousa , Maria Tereza Pontes Machado , Melyssa Cavalcante Santana