Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DA EXPRESSÃO DE MIRNAS ENVOLVIDOS NA SINALIZAÇÃO DOS RECEPTORES DO TIPO TOLL (TLRS) NA HANSENÍASE E EPISÓDIOS REACIONAIS
Introdução
Introdução: A hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica, insidiosa, causada pelo Mycobacterium leprae. Embora os mecanismos imunopatológicos pelos quais o bacilo persistente, ocasionando as formas clínicas complexas da doença não sejam totalmente compreendidos, a participação dos receptores do tipo Toll (TLRs) na mediação da resposta inflamatória é amplamente reconhecida.
Objetivo(s)
Objetivo: Neste trabalho, avaliamos a expressão de miRNAs participantes no controle pós-transcricional das vias dos TLRs em biópsias de indivíduos com hanseníase, correlacionando os achados de expressão gênica com a produção de citocinas e quimiocinas séricas, além do índice bacilar dos pacientes.
Material e Métodos
Materiais e Métodos: Vinte e oito biópsias de lesão ativa (7 PB, 7 MB, 6 RR e 8 ENH) , 61% do sexo masculino e 39% do sexo feminino, idade média 45,8 +/-16,30 foram selecionadas em centros de referência da cidade de Salvador-BA, diagnosticados pelas diretrizes do Ministério da Saúde. Esses indivíduos estavam isentos de PQT e de imunossupressores, como Prednisona e Talidomida no momento da coleta do material. Foram selecionados os miRNAs 146a-5p, 146b-5p, 147a, 155-5p, 9-3p, 125a-3p, 132-5p, 21-3p, let-7a-3p, 511-3p, 103a-3p, além do U6snRNA (RNA nucleolar) como um dos controles endógenos e avaliamos a expressão dos mesmos por RT-qPCR. A dosagem dos marcadores CXCL-8, CXCL-9, CXCL-10, IL-17, IL-6 e IL-1β foi feita pela técnica ELISA sanduíche. A normalização da expressão gênica foi feita através do programa RefFinder e os dados estatísticos referente as biópsias, gerados pelo teste t de Welch; nas análises de marcadores e do índice bacilar foi aplicado o teste de Correlação de Spearman, por meio do GraphPad Prism8.
Resultados e Conclusão
Resultados: Houve um aumento significante na expressão do miR-125a-3p em indivíduos PB e ENH, nas comparações (PB vs MB e vs RR; ENH vs MB) e uma correlação positiva entre este miR o IB em pacientes reacionais. Em adição, observamos correlações positivas entre os miRs 146b-5p e 132-5p e IB também em indivíduos reacionais (RR + ENH). Para o miR-147a, houve uma correlação com o IB em indivíduos SR, assim como uma correlação negativa entre o miR-21-3p e IL-1β. Conclusão: Os miRNAs estudados mostraram correlação com parâmetros imunológicos e clínicos da hanseníase, sugerindo que mecanismos epigenéticos subjacentes à doença são importantes reguladores de sua patogênese. Estudos funcionais serão importantes para validar os achados aqui descritos.
Palavras-chave
Hanseníase; miRNAs; Receptores Toll-Like
Área
Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Nadja Lima Santana, Tainã Souza Lago, Thyago Leal-Calvo, Paulo Roberto Lima Machado, Léa Cristina Castellucci