57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Matriciamento do cuidado das pessoas que vivem com HIV/aids no Brasil

Introdução

No início da epidemia de aids e nos anos subsequentes, o modelo de atendimento à pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA) em serviços especializados mostrou-se eficaz e seguro. Com o avanço do cuidado e com a simplificação do tratamento antirretroviral, a infecção pelo HIV passou a apresentar características de condição crônica e o modelo centrado unicamente em serviços especializados precisou ser revisto. Alguns municípios brasileiros vêm conseguindo obter melhoria na atenção às PVHA a partir do novo modelo assistencial ao HIV/aids, os modelos matriciados, em que diferentes níveis de atenção participam de diferentes pontos da linha de cuidado, sempre considerando a complexidade das ações e a necessidade de que as intervenções sejam realizadas de maneira efetiva e oportuna. Assim as ações de atenção ao HIV, incluindo o manejo da infecção, são estruturadas a partir das realidades locais dos sistemas de saúde.

Objetivo(s)

Avaliar como a rede de serviços especializados, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviços de Atenção Especializada (SAE) está inserida neste novo modelo de cuidado.

Material e Métodos

Foram enviados e-mails contendo link de acesso à formulário eletrônico para os serviços de CTA e SAE que compõe a rede de atenção às PVHA no país que estiveram disponíveis para acesso no período de outubro a dezembro de 2021. Para mapeamento da rede, foram identificados os serviços no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e nas planilhas internas da Coordenação Geral de Vigilância do HIV/aids e hepatites virais.

Resultados e Conclusão

Foram identificados 256 CTA´s e 296 SAE´s. Entre os CTA´s, 115 realizam matriciamento; entre os SAE´s 184. Quanto aos locais para onde o matriciamento é direcionado, 33 o fazem apenas para atenção primaria; três para atenção secundária; 63 para serviços de atenção especializada e 95 destes serviços fazem entre a atenção especializada e outros níveis de atenção. Apenas 14 serviços matriciam para diferentes níveis de atenção sem passar pelos serviços especializados. Os serviços de atenção especializada, principalmente o CTA, tem papel fundamental na organização das redes de atenção à saúde e linha do cuidado das PVHA. A realização do matriciamento com criação de fluxos acesso dos demais pontos da rede para exames complementares e de seguimento do cuidado, além da capacitação dos profissionais para o manejo e acompanhamento são os principais desafios a serem vencidos.

Palavras-chave

Serviços de atenção especializada; Matriciamento do cuidado; HIV/aids

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

LILIAN NODRE DE MOURA, TAYRINE HUANA DE SOUSA NASCIMENTO, ANA FRANCISCA KOLLING, ANA CRISTINA GARCIA FERREIRA, GERSON FERNANDO MENDES PEREIRA