57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Matriciamento do cuidado das pessoas que vivem com HIV/aids no Brasil

Introdução

No início da epidemia de aids e nos anos subsequentes, o modelo de atendimento à pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA) em serviços especializados mostrou-se eficaz e seguro. Com o avanço do cuidado e com a simplificação do tratamento antirretroviral, a infecção pelo HIV passou a apresentar características de condição crônica e o modelo centrado unicamente em serviços especializados precisou ser revisto. Alguns municípios brasileiros vêm conseguindo obter melhoria na atenção às PVHA a partir do novo modelo assistencial ao HIV/aids, os modelos matriciados, em que diferentes níveis de atenção participam de diferentes pontos da linha de cuidado, sempre considerando a complexidade das ações e a necessidade de que as intervenções sejam realizadas de maneira efetiva e oportuna. Assim as ações de atenção ao HIV, incluindo o manejo da infecção, são estruturadas a partir das realidades locais dos sistemas de saúde.

Objetivo(s)

Avaliar como a rede de serviços especializados, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviços de Atenção Especializada (SAE) está inserida neste novo modelo de cuidado.

Material e Métodos

Foram enviados e-mails contendo link de acesso à formulário eletrônico para os serviços de CTA e SAE que compõe a rede de atenção às PVHA no país que estiveram disponíveis para acesso no período de outubro a dezembro de 2021. Para mapeamento da rede, foram identificados os serviços no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e nas planilhas internas da Coordenação Geral de Vigilância do HIV/aids e hepatites virais.

Resultados e Conclusão

Foram identificados 256 CTA´s e 296 SAE´s. Entre os CTA´s, 115 realizam matriciamento; entre os SAE´s 184. Quanto aos locais para onde o matriciamento é direcionado, 33 o fazem apenas para atenção primaria; três para atenção secundária; 63 para serviços de atenção especializada e 95 destes serviços fazem entre a atenção especializada e outros níveis de atenção. Apenas 14 serviços matriciam para diferentes níveis de atenção sem passar pelos serviços especializados. Os serviços de atenção especializada, principalmente o CTA, tem papel fundamental na organização das redes de atenção à saúde e linha do cuidado das PVHA. A realização do matriciamento com criação de fluxos acesso dos demais pontos da rede para exames complementares e de seguimento do cuidado, além da capacitação dos profissionais para o manejo e acompanhamento são os principais desafios a serem vencidos.

Palavras-chave

Serviços de atenção especializada; Matriciamento do cuidado; HIV/aids

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Autores

LILIAN NODRE DE MOURA, TAYRINE HUANA DE SOUSA NASCIMENTO, ANA FRANCISCA KOLLING, ANA CRISTINA GARCIA FERREIRA, GERSON FERNANDO MENDES PEREIRA