57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Avaliação preliminar de um tratamento em formulação tópica com antimalárico Cloroquina em lesões cutâneas de camundongos BALB/c infectados com L. (L.) amazonensis

Introdução

Diante das limitações na quimioterapia para a leishmaniose cutânea (LC), o reposicionamento tem sido uma estratégica de investigação importante para acelerar a descoberta de terapias alternativas e diminuir os custos para o tratamento dessa doença negligenciada.

Objetivo(s)

Quantificar a carga parasitária de Leishmania de camundongos Balb/c após o tratamento tópico com adesivo tipo filme contendo Cloroquina (CQ).

Material e Métodos

Camundongos BALB/c fêmeas foram infectadas via subcutânea com 1x107 promastigotas de L. (L.) amazonensis (cepa IFLA/BR/1967/PH8) na região dorsal. Após a maioria das lesões atingir 0,3 cm2, deu-se início ao tratamento com o adesivo tipo filme sendo nele incluso a CQ (0,68 mg/cm²). O adesivo foi mantido sobre a lesão por 12 horas diárias, por 15 dias. Como controles usou-se: um grupo de animais infectados sem tratamento, outro grupo com o adesivo com a matriz e outro tratado com Anfotericina B (AnfoB) via intraperitoneal (3,12 mg/Kg, Dose Efetiva – 50%). O tamanho das lesões e o peso foram monitorados; e ao final do tratamento foi avaliada a carga parasitária das lesões e linfonodos através da fluorescência por resazurina, bem como os parâmetros bioquímicos sorológicos nestes camundongos.

Resultados e Conclusão

Após o tratamento, o grupo com adesivo com CQ não apresentou diminuição do tamanho das lesões, mas apresentou eficiência significativa na diminuição da carga parasitária (inibição de 83%) quando comparado ao grupo infectado não tratado. Não houve diferença estatística desse grupo quando comparado ao grupo de animais tratados com Matriz filme sem CQ (Inibição de 38%). Para o grupo tratado com AnfoB foi observada uma diminuição de 73% da carga parasitária, porém sem a diminuição do tamanho da lesão. A combinação desse tratamento tópico com o tratamento intraperitoneal com AnfoB não foi capaz de reduzir a parasitemia. Todos os grupos apresentaram disseminação do parasito para os linfonodos regionais. Não houve alteração significativa dos valores de pesos dos animais. Não foram observadas alterações significativas nos parâmetros séricos de TGO, TGP, ureia e creatinina. Conclusão: Os resultados preliminares revelam a potencial aplicação tópica da CQ em lesões de leishmaniose, porém serão importantes adaptações de concentração e tempo de tratamento para fins comparativos e indicativos dessa abordagem terapêutica alternativa para a LC com a CQ.

Palavras-chave

Leishmaniose, antimalárico, curativos biológicos, adesivos dérmicos.

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Autores

Arlindo Gonzaga Branco Junior, Saara Neri Fialho, Aurileya Jesus Gouveia Gouveia, Amália Santos Ferreira, Leandro Nascimento Martinez, Norton Rubens Diunior Lucas Pejara Rossi, Rita Cássia Alves Costa, Karine Modolon Zepon, Luiz Alberto Kanis, Minelly Azevedo Silva, Carolina Bioni Garcia Teles