57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

INVESTIGAÇÃO DO GENE DA IL28B E SUA POSSÍVEL INTERAÇÃO COM A RESPOSTA A INFECÇÃO PELO VÍRUS DA HEPATITE C NA POPULAÇÃO DE BELÉM

Introdução

Introdução: A hepatite C é uma doença infecciosa causada pelo vírus da hepatite C (HCV) e que pode se manifestar na forma aguda ou crônica, sendo esta última forma mais comum. Os interferons (IFNs) são glicoproteínas e têm função de eliminação viral. Os do tipo III fazem parte da resposta antiviral inata, sendo expressos após a detecção de fragmentos virais. Associações desses IFN com a resposta ao tratamento da HCV têm sido observadas por diversos estudos, por meio de variações genéticas, distribuídas de forma diversa entre os povos do mundo. O Brasil tem uma população formada pelas miscigenações de grupos africanos, europeus e asiáticos. Essas características são importantes de serem analisada, pois a subestruturação populacional define padrões distintos de reconhecimento, eliminação e sucesso de tratamento a infecções.

Objetivo(s)

Objetivos: investigar a freqüência das variantes (SNPs) do gene IL28B na população miscigenada de Belém (PA) e comparar com estudos de associação de mutações nesse gene e pacientes infectados com hepatite C de outras regiões do país e do mundo.

Material e Métodos

Metodologia: A amostra é composta por 82 indivíduos miscigenados da população de Belém (PA). O material genético foi extraído, quantificado e seguiu para preparação das bibliotecas usando os kits Nextera Rapid Capture Exome (Illumina) e SureSelect Human All Exon V6 (Agilent). As reações de sequenciamento foram feitas na plataforma NextSeq 500® (Illumina®, EUA).

Resultados e Conclusão

Resultados: Nove polimorfismos foram observados no gene IL28B, sendo o SNP rs8103142 que apresentou frequências mais elevadas do alelo mutante (22%). Os demais SNP apresentaram frequências baixas na população de Belém, variando 1% a 0,5%. Entre os nove SNP observados, o rs8103142 tem sido descrito com associação a resposta viral e tratamento contra infecção pelo HCV. Conclusão: A maior frequência do rs8103142 na população de Belém sugere uma observação importante para análise da mutação, pois alguns estudos mostram que essa variante alélica está associada menor produção da IL28B e diminuição à resposta natural a infecção pelo vírus, provavelmente interferindo também no prognóstico do tratamento utilizado. Futuramente serão realizados estudos em pacientes com hepatite C da mesma população para que se possa investigar como ocorre a modulação genética dessas variantes em pacientes infectados com o mesmo padrão de subestruturação populacional.
Palavras-chaves: Hepatite C, resposta imune e IL28B

Palavras-chave

Palavras-chaves: Hepatite C, resposta imune e IL28B.

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Autores

Raissa Lima Correa, Carolina Cabral Angelim, Leticia Dias Martins, Wandrey Roberto Dos Santos Brito, Mário César Ribeiro Marvão, Fernanda Andreza Pinho Lott Figueiredo, Antônio Carlos Rosário Vallinoto, Sidney Emanuel Batista Santos, Greice Lemos Cardoso-Costa