57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Avaliação de intervenção de controle de Aedes aegypti por lcWGS

Introdução

Os mosquitos Aedes spp. são responsáveis pela transmissão de arboviroses que afetam a população e a ausência de vacinas torna o controle vetorial fundamental para saúde pública. Compreender a composição de seu genoma pode auxiliar na eficácia das estratégias de controle e entendimento da estruturação populacional destes vetores.

Objetivo(s)

Caracterizar com base no genoma mitocondrial a estrutura genética e populacional de Ae. aegypti proveniente de área com dimensões geográficas restritas e endêmica de arboviroses na Amazônia, pré e pós-intervenção com estações disseminadoras de piriproxifeno.

Material e Métodos

Amostras de Ae. aegypti antes e após intervenção foram utilizadas na preparação de biblioteca e sequenciamento de genoma completo de baixa cobertura (lcWGS) com kit Nextera XT DNA Library Prep e plataforma de sequenciamento NextSeq500 (Illumina). Estimativa de parâmetros genéticos populacionais foram calculados pelo programa ARLEQUIN.

Resultados e Conclusão

R: Foram recuperados 97 SNPs para Ae. aegypti após filtragem de qualidade. Nas análises de estratificação e clusterização, indivíduos aparecem em agrupamentos afastados e bem definidos, levando em conta períodos de intervenção e períodos sazonais, evidenciando distanciamento genético entre os mesmos. O boostrap pvalue indicou agrupamento bem definido e com suporte estatístico ao analisar os grupos para variável período de intervenção. Houve estratificação significativa entre grupos pré e pós-intervenção (FST par a par=0.1126, p-valor<0.033). Estimativas do D de Tajima dos grupos pré e pós-intervenção foram -3.25 (pvalor<0.01) e -3.07 (pvalor<0.01). Estimativas de diversidade molecular Theta(S) e Theta(Pi) para grupos pré e pós-intervenção foram 24.7 ± 8.8 e 10.2 ± 3.9; 5.5 ± 3.1 e 2.9 ± 1.6, respectivamente.
C: Sugerimos evidências de dois grupos amostrais com frequências alélicas distintas, apresentando divergências genéticas que permitem observar a estratificação destas populações nos períodos pré e pós-intervenção. Baseado na estimativa do D de Tajima <-3, que indica população em expansão possivelmente após efeito de gargalo recente, aliado a variação na diversidade nucleotídica e estratificação moderada entre grupos, sugere-se que a intervenção teve efeito sobre a população, reduzindo o número de indivíduos na região estudada, mas houve rápida recuperação da população provavelmente por indivíduos de populações adjacentes que não foram afetadas pela intervenção.

Palavras-chave

Aedes aegypti, pyriproxyfen, lcWGS, estruturação populacional, vigilância epidemiológica

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

Lorena Ferreira de Oliveira Leles, Marcus Vinicius Niz Alvarez, José Joaquin Carvajal, Diego Peres Alonso, Túllio Romão Ribeiro da Silva, Ana Carolina Paulo Vicente, Paulo Eduardo Martins Ribolla, Sérgio Luiz Bessa Luz