57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

SURTO DE DERMATOFILOSE EM PEQUENOS RUMINANTES DO MUNICÍPIO DE MANOEL URBANO, ESTADO DO ACRE

Introdução

A dermatofilose é uma doença tegumentar bacteriana que acomete diversos animais domésticos, sendo relatada com maior frequência em jovens, e possui potencial zoonótico. A doença é causada por actinomicetos gram-positivos da espécie Dermatophilus congolensis. Apesar da distribuição mundial, esta enfermidade se manifesta principalmente em regiões quentes e úmidas, ocasionando perdas econômicas.

Objetivo(s)

Neste contexto, objetivou-se relatar um surto de dermatofilose em pequenos ruminantes do município de Manoel Urbano, estado do Acre.

Material e Métodos

O estudo foi realizado em um rebanho de ovinos e caprinos, com cerca de 35 cabeças. Nove animais, dentre borregos e cabritos, de 4 a 8 meses, de raça mestiça, com lesões tegumentares, foram selecionados e avaliados. Em seguida, o material biológico dos animais foi coletado por avulsão e raspado de crostas e pelos, além de swab cutâneo. As amostras foram impregnadas em lâminas de vidro para exame direto com coloração de Gram, sendo observadas no microscópio óptico em objetiva de 100x.

Resultados e Conclusão

Como resultados, no exame clínico observou-se hipotricose, alopecia, crostas de concavidade interna e fácil desprendimento da pele, eritema e pápulas, distribuídos pela cabeça, principalmente orelhas, regiões periocular, perilabial e plano nasal, além da região axilar. Na microscopia direta, foram observadas bactérias caracterizadas por cocos, gram-positivos, de crescimento filamentoso, com pequenas ramificações e padrão característico de “trilhos de trem”, formado por cadeias paralelas de bactérias, indicativo de Dermatophilus sp. O protocolo terapêutico foi estabelecido por oxitetraciclina (20mg/Kg/48h) via intramuscular, totalizando cinco doses, além do uso tópico de digluconato de clorexidina a 2% em dias alternados. Como medida de controle, o produtor foi orientado a realizar a desinfecção do aprisco e fômites com vassoura de fogo e hipoclorito de sódio a 5%. Este trabalho relata o primeiro surto de dermatofilose em pequenos ruminantes no estado do Acre e demonstra a importância da manutenção de boas condições sanitárias nos rebanhos, prevenindo futuros surtos e perdas econômicas.

Palavras-chave

Amazônia brasileira; Dermatophilus congolensis; surto; pele.

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Autores

Laura Gabrielly Alves Alves Henrique, Caio Bonfanti Gomes, Jhonatan Henrique Lima Rocha, Marcos Bruno Zacarias Campelo, Irlla Narel Leão Cunha Oliveira, Guilherme Henrique Reckziegel, Tamyres Izarelly Barbosa Silva