57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

INVESTIGAÇÃO DE SURTO DE DOENÇA DE CHAGAS AGUDA (DCA), NO MUNICÍPIO DE IBIMIRIM, PERNAMBUCO

Introdução

Objetivo(s)

Investigar surto de Doença de Chagas, no município de Ibimirim, Pernambuco, no ano de 2019.

Material e Métodos

Realizou-se avaliação clínica e laboratorial de 77 pessoas de municípios de PE (69 adultos, 2 adolescentes e 6 crianças), através de metodologias diretas (gota espessa, esfregaço ou microhematócrito) e sorológicos por pesquisa de anticorpos IgM e IgG (RIFI, ELISA ou Hemaglutinação indireta), bem como, Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em laboratórios de referência (FUNED/MG e Aggeu Magalhães (IAM) /Fiocruz/PE). Na investigação Clínica-epidemiológica, considerou-se indivíduos com exames laboratoriais negativos/não reagentes que possui sintomatologia sugestiva para DCA e/ou alteração eletrocardiográfica e um ou mais desses sintomas (edema de face e/ou de membros, dor abdominal/epigastralgia, cefaléia, náusea/vômito, astenia, mialgia, outra manifestação compatível) e vínculo epidemiológico com casos confirmados da doença por critério laboratorial, durante surto de DCA por transmissão oral. Após a confirmação laboratorial para DCA, iniciou-se a investigação.

Resultados e Conclusão

Dos 77 avaliados, 38 (49,4%) pessoas foram confirmadas com a DCA, sendo 28 (36,4%) por critério laboratorial, por algum método preconizado pelo Ministério da Saúde e 10 (13,0%) pelo clínico-epidemiológico e; 39 (50,6%) casos descartados por laboratório. O surto de DCA foi comprovado a partir da visualização do T. cruzi nos métodos diretos, o número de pessoas envolvidas e as características dos sintomas. Concluiu-se que o surto de DCA foi de transmissão oral, devido ao número de pessoas envolvidas e por ter sido detectado DNA de T. cruzi (genótipo TcI) em tomate e cebola através de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase), realizado pelo Laboratório de Biologia Molecular e Doenças Endêmicas/Instituto Oswaldo Cruz. Esses vegetais foram coletados da propriedade que forneceu alguns alimentos para o evento, localizada no município de Arcoverde, a 70km de Ibimirim.

Palavras-chave

Investigação, diagnóstico e vínculo epidemiológico.

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Autores

Luana Nascimento, Marcela Abath, Rosimeiry Melo, Geane Oliveira, Gênova Azevedo Oliveira, Vânia Benigno, Milena Morais, Sergialyson Brasil, George Dimech, Nara Melo, Cristina Carrazone