Dados do Trabalho
Título
Perfil epidemiológico dos casos novos de hanseníase no estado de Pernambuco, Brasil, 2016-2020: um estudo descritivo
Introdução
A hanseníase é uma doença que persiste como problema de saúde pública no Brasil. Faz parte da lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública, sendo obrigatório o registro dos casos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
Objetivo(s)
O objetivo desse produto é caracterizar o perfil epidemiológico dos casos de Hanseníase em Pernambuco entre 2016 e 2020.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo epidemiológico observacional, descritivo, realizado a partir de dados secundários do Sinan que levou em consideração os casos novos para hanseníase notificados entre 2016 e 2020. Os dados utilizados foram obtidos por meio do SINANET em Abril de 2022.
Resultados e Conclusão
Entre os anos de 2016 a 2020, foram confirmados 10.564 casos novos de hanseníase em Pernambuco, a mediana do estado foi de 2245 casos, prevalência do sexo feminino e raça/cor parda.
Observou-se uma redução de 30% no número de casos novos com relação a 2019 estando este numero relacionado à pandemia de Covid – 19 em 2020.
Palavras-chave
Hanseníase; Perfil Epidemiológico; Sistema de Informação; Saúde Coletiva.
Área
Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Larissa Madna Leal Leite, Patrícia Ismael de Carvalho, Mariana Luiza Nascimento Silva, Luana Mayara Nascimento Correia, Ivaneide Izídio de Morais, Maria do Carmo de Sá Barreto Lócio, Maria Eduarda Queiroz do Nascimento, Rafaela Marques Vieira da Silva, Thaysa Kelly Sousa, Emília Cristiane Matias Albuquerque da Rocha, Maria Alice Silva Ferreira Leão