57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

INVESTIGAÇÃO DE COMORBIDADES ASSOCIADAS A PACIENTES COM COVID-19 EM UM HOSPITAL DE URGÊNCIA EM BELÉM-PA NO PERÍODO DE MARÇO DE 2021 A ABRIL DE 2022

Introdução

Neste século, a humanidade experimenta, novamente, a tensão das pandemias causadas por vírus. A exemplo da Síndrome Respiratória Aguda Grave SARS-CoV, China em 2002; Síndrome Respiratória do Oriente Médio MERS-CoV, Arábia Saudita em 2012; e a Covid-19 SARS-CoV-2, China em 2019. Neste contexto, as doenças infectocontagiosas ganham maior destaque quando associadas a fatores de risco como a presença de comorbidades. Estudos mostram que doenças cardiovasculares, metabólicas, endócrinas, bem como idade avançada e obesidade aumentam a mortalidade frente a infecções virais, gerando problemas de saúde pública.

Objetivo(s)

Investigar as comorbidades dos pacientes infectados com SARS-CoV-2 no período de abril/21 a março/22 em um hospital público de Belém-Pa; analisar, através do coeficiente de Spernam, a correlação dessas comorbidades com a mortalidade por Covid-19; e Identificar o perfil da população de pacientes mais vulnerável a Covid-19 associada a comorbidades.

Material e Métodos

A lista nominal dos pacientes com RT-PCR positivo para Covid-19 foi retirada do Gerenciador de Ambiente Laboratorial. As comorbidades foram investigadas nas anotações feitas na classificação de risco desses pacientes. Estes dados foram retirados dos prontuários arquivados no Serviço de Arquivo Multiprofissional Estatística e Digitalização do Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti e comparados com as declarações de óbito por Covid-19. As variáveis foram comparadas pelo coeficiente de Spearman considerando valor de p < 0,05.

Resultados e Conclusão

57% dos pacientes apresentaram comorbidades. Hipertensão Arterial Sistêmica 27%, Diabetes Mellitus II 10%, Doença Pulmonar 7%, foram mais frequentes e suas associações 6,5% do total. Os homens foram mais acometidos e a faixa etária com maior índice de infecção foi 41 a 60 anos. O coeficiente de letalidade foi maior nas pessoas acima de 80 anos e zero naqueles abaixo de 21 anos. A associação de comorbidades e a presença de infecção por SARS-CoV-2 mostraram desfechos negativos nas internações. O perfil de pacientes com maior risco de adoecimento por Covid-19 são adultos entre 40 e 60 anos, homens que apresentem, pelo menos, uma comorbidade.

Palavras-chave

Covid-19; Comorbidades; Pandemia; Prontuários; Mortalidade

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

Paulo Araújo Cardoso, Thomaz Xavier Carneiro, Selumite Freitas Carmo, Izaura Maria Vieira Cayres Vallinoto