Dados do Trabalho
Título
PERFIL DE INTERNAÇÕES POR LEISHMANIOSE TEGUMENTAR NA REGIÃO NORTE: SÉRIE HISTÓRICA ENTRE 2012 E 2021
Introdução
A leishmaniose cutânea é uma doença não contagiosa causada pelo protozoário Leishmania. A transmissão ocorre através da picada do inseto flebotomíneo, prevalente em regiões tropicais.
Objetivo(s)
Nesse sentido, objetiva-se descrever o perfil de internação por leishmaniose cutânea no Norte brasileiro entre 2012 e 2021.
Material e Métodos
Trata-se de uma série histórica entre 2012 e 2021, cujos dados foram coletados do DATASUS e do IBGE e analisados através de estatística descritiva. As taxas de internação foram calculadas de acordo com a estimativa populacional de cada estado.
Resultados e Conclusão
Entre 2012 e 2021, houve 743 casos de internação por leishmaniose cutânea na região Norte, a maioria em 2019 (15,88%). No período do estudo, Rondônia obteve o maior número (215). Os menores registros foram do Amapá (5), com subnotificação em diversos dos anos estudados. Comparando-se 2012 e 2021, houve aumento nas taxas do Acre, Amazonas e Rondônia e diminuição nos demais estados, resultando na diminuição geral da internação na região. Entre 2016 e 2019 houve um aumento de 168% em relação ao triênio anterior, seguido por queda de 48% até 2021. Houve dificuldade no cálculo das taxas do Amapá por falta de dados. Apesar do decréscimo nas internações por leishmaniose no Norte do Brasil no período estudado, ainda é observado um aumento da incidência da doença em alguns estados. As mudanças ambientais desordenadas e a pobreza na região são fatores determinantes para a disseminação da doença, elevando a taxa em relação às outras áreas do país. Outro agravante é a falta de notificação, que dificulta reconhecer a situação de saúde e epidemiológica desta condição e prejudica a elaboração de profilaxia e controle da doença.
Palavras-chave
Leishmaniose; epidemiologia
Área
Eixo 06 | Protozooses
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Thomaz Xavier Carneiro, Geovanna Lemos Lopes, Giovanna Vieira Costa, Juliana Moraes Silva, Ana Paula Linhares Santos, Isabela Rodrigues Pires Ferreira, Marília Brasil Xavier