57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DE INTERNAÇÕES POR LEISHMANIOSE TEGUMENTAR NA REGIÃO NORTE: SÉRIE HISTÓRICA ENTRE 2012 E 2021

Introdução

A leishmaniose cutânea é uma doença não contagiosa causada pelo protozoário Leishmania. A transmissão ocorre através da picada do inseto flebotomíneo, prevalente em regiões tropicais.

Objetivo(s)

Nesse sentido, objetiva-se descrever o perfil de internação por leishmaniose cutânea no Norte brasileiro entre 2012 e 2021.

Material e Métodos

Trata-se de uma série histórica entre 2012 e 2021, cujos dados foram coletados do DATASUS e do IBGE e analisados através de estatística descritiva. As taxas de internação foram calculadas de acordo com a estimativa populacional de cada estado.

Resultados e Conclusão

Entre 2012 e 2021, houve 743 casos de internação por leishmaniose cutânea na região Norte, a maioria em 2019 (15,88%). No período do estudo, Rondônia obteve o maior número (215). Os menores registros foram do Amapá (5), com subnotificação em diversos dos anos estudados. Comparando-se 2012 e 2021, houve aumento nas taxas do Acre, Amazonas e Rondônia e diminuição nos demais estados, resultando na diminuição geral da internação na região. Entre 2016 e 2019 houve um aumento de 168% em relação ao triênio anterior, seguido por queda de 48% até 2021. Houve dificuldade no cálculo das taxas do Amapá por falta de dados. Apesar do decréscimo nas internações por leishmaniose no Norte do Brasil no período estudado, ainda é observado um aumento da incidência da doença em alguns estados. As mudanças ambientais desordenadas e a pobreza na região são fatores determinantes para a disseminação da doença, elevando a taxa em relação às outras áreas do país. Outro agravante é a falta de notificação, que dificulta reconhecer a situação de saúde e epidemiológica desta condição e prejudica a elaboração de profilaxia e controle da doença.

Palavras-chave

Leishmaniose; epidemiologia

Área

Eixo 06 | Protozooses

Autores

Thomaz Xavier Carneiro, Geovanna Lemos Lopes, Giovanna Vieira Costa, Juliana Moraes Silva, Ana Paula Linhares Santos, Isabela Rodrigues Pires Ferreira, Marília Brasil Xavier