57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DE BANCO DE BIBLIOTECA DE cDNA DE AEDES AEGYPTI MANTIDOS EM SIMULADOR CLIMÁTICO

Introdução

O A. aegypti é uma espécie ectotérmica, depende de condições quentes e úmidas para a reprodução e transmissão de doenças (Liu-Hermesson et al. 2019) e desde o início do século XX, as atividades humanas têm estimulado o aquecimento global. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) 2014, entre 1880 e 2012, a temperatura do planeta aumentou cerca de 1ºC, com projeções para o final do século XXI de até 4,8ºC. Nessa situação, pode-se acarretar em maior disseminação de arboviroses como as transmitidas pelo A. aegypti e ainda, surgir em áreas não infectadas anteriormente detectada (Galati et al. 2015).
Nesse sentido, são necessários estudos que investiguem como as mudanças climáticas previstas para o final do século XXI podem influenciar a transcrição de genes e a sua influência sobre o ciclo biológico desse mosquito, as suas dinâmicas cromossômicas e gênicas (Choutka et al. 2017).

Objetivo(s)

Validar um banco de dados de cDNA de Aedes aegypti mantido em simulador climático por mais de sessenta gerações.

Material e Métodos

Os experimentos foram executados no Laboratório de Malária e Dengue – LMD/INPA, onde foram realizados os preparos dos materiais e no Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Mocelular – LEEM/INPA, onde foram mantidas as colônias de A. aegypti nas quatro salas ambientais e efetuadas a extração do RNA e as análises dos ensaios com PCR quantitativa em Tempo Real (qPCR).
As salas ambientais são foramadas por quatro ambientes em que os são controlados os valores de temperatura, concentração de CO2, umidade e foto período por computadores, afim de simular os cenários climáticos previstos pelo IPCC (2021), para o ano de 2100.

Resultados e Conclusão

Os resultados expõem que ocorreu diferença da expressão do gene receptor da vitelogenina entre fêmeas alimentadas com açúcar e sangue. E entre as fêmeas alimentadas somente com solução açucarada no que se refere as condições climáticas, houve diferenças significativas na expressão do gene em condições climáticas brando e intermediário. E ainda, a expressão gênica 24 horas após a alimentação sanguínea das fêmeas, em relação aos cenários climáticos, também apontou diferenças consideráveis, entre o cenário atual e brando, e atual e extremo. As mudanças climáticas exercem influência significativa sobre a expressão dos genes receptores de vitelogenina nos oócitos das femêas e isso exerce, segundo os dados avaliados, influencia negativa sobre a oviposição.

Palavras-chave

Aedes aegypti, vitelogenina, mudanças climáticas

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

BRUNA FELIPE Olavo, JOAQUIM Ferreira Do Nascimento, Rosemary Aparecida Roque, Jéssica Calvacante Barros, Claúdia Patricia da Silva Tavares, Adalberto Luis Val, Hugo Guimarães de Mesquita