57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Fauna de Culicídeos no âmbito da Vigilância Entomológica em Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Introdução

Culicidae é uma das mais importantes famílias da ordem Díptera. Isso porque várias espécies estão envolvidas com a transmissão de inúmeras doenças em seres humanos e em outros animais e são nas regiões tropicais que os agravos à saúde humana se intensificam. No Rio Grande do Norte, estudos de prospecção de culicídeos vem sendo publicados nos últimos anos, mas o estado ainda tem dados incipientes se comparado problemática local com agravos envolvendo arboviroses.

Objetivo(s)

É com base nesse raciocínio que o objetivo desse trabalho foi realizar o levantamento entomológico no município, além de mostrar que as vigilâncias entomológicas ligadas aos poderes públicos municipais também podem desenvolver estudos in loco e ajudar a sanar lacunas de conhecimentos locais e regionais.

Material e Métodos

Para isso, foram amostrados pontos aleatórios e distribuídos em todos os bairros do município. As áreas foram escolhidas levando em consideração a presença de áreas verdes, fragmentos florestais e unidades de conservação. Dois métodos de coleta de culicídeos foram utilizados: busca ativa com puçá e capturador de Castro e armadilhas luminosas do tipo CDC

Resultados e Conclusão

Os espécimes foram identificados a partir de chaves dicotômicas e consultas com especialistas. Um total de 2.776 mosquitos foram coletados, distribuídos em 10 gêneros e 24 espécies (Aedes aegypti, Aedes albopictus, Aedes scapularis, Aedes taenorhynchus, Aedes terrens, Haemagogus leucocelaenus, Psorophora ferox, Culex quinquefaciatus, Culex (Anoedioporpa) sp, Culex spp, Culex (Microculex) sp, Coquillettidia albicosta, Coquillettidia venezuelensis, Coquillettidia juxtamansonia, Mansonia wilsoni, Mansonia indubitans, Aedeomyia squamipenis, Wyeomia bourrouli, Anopheles albitarsis, Anopheles aquasalis, Anopheles trianulatus, Anopheles argyritarsis, Anopheles lanei e Toxorhynchites mariae). Esse trabalho veio ampliar a riqueza de espécies descritas para o município de Natal. Os dados aqui encontrados corroboram com os encontrados em outras pesquisas no Rio Grande do Norte e em outras regiões do Brasil. Esse estudo também mostra que as vigilâncias entomológicas podem desenvolver listas robustas da fauna de Culicídeos de seu município a fim de ampliar as ferramentas de análises epidemiológicas dos agravos em saúde pública que tenham os mosquitos como parte do ciclo de transmissão.

Palavras-chave

Mosquito; Culicidae; Vigilância Entomológica.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

Marcia Cristina Bernardo de Melo Moura, Jan Pierre Martins de Araujo, Amanda Rodrigues Aguiar, Rodrigo Moreira Pedreira, Josinaldo Vidal de Oliveira, Lêda Pinheiro de Sousa, Pedro Paulino Gomes Júnior, Monique Ferreira da Silva