57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Lacaziose: Diagnóstico Tardio e Dificuldade Terapêutica - Relato de Caso

Objetivos(s)

Lacaziose é uma micose profunda, crônica e granulomatosa, causada pela implantação traumática do fungo Lacazia loboi nos tecidos cutâneo e subcutâneo, manifestando-se predominantemente por lesões nodulares queloidianas, envolvendo sobretudo pavilhões auriculares, face, membros superiores e inferiores. O objetivo deste relato é apresentar as manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento de um paciente com lacaziose, além de alertar médicos quanto à refratariedade medicamentosa, bem como à demora de acesso a serviços de saúde capacitados, o que contribui para a progressão da doença e atraso terapêutico.
Palavras-chave: Lacaziose, Lacazia loboi, Micose.

Relato do Caso

Aposentado (ex-lavrador), 65 anos, procedente de Pacajá (PA), relata há 16 anos o surgimento de pápula em pavilhão auricular esquerdo, após picada de carrapato, com progressão da lesão. Referia prurido e dor locais. Realizou biópsia há 2 anos, com anatomopatológico compatível com lacaziose e na ocasião, iniciou tratamento com itraconazol, sem melhora.
Ao exame dermatológico, apresentava nódulos de aspecto queloidiano, levemente eritematosos, infiltrados, de consistência sólida, superfície lisa, em pavilhão auricular esquerdo.
Optou-se pela exérese da lesão e reconstrução do pavilhão auricular, seguido de uso de itraconazol por 1 ano após cirurgia. Atualmente, está no sexto mês de seguimento pós-exérese e não houve recorrência da lesão.

Conclusão

O grande desafio da Lacaziose é o tratamento, pois não há terapia totalmente eficaz e livre de recorrência na literatura.
A escolha terapêutica atual é baseada na apresentação clínica. Nas formas localizadas e unifocais, como a do caso, o tratamento cirúrgico é o mais indicado, por meio de exérese, eletrocoagulação ou crioterapia, seguido ou não do uso de medicações, como itraconazol, clofazimina ou dapsona, para diminuir recorrência. Os melhores resultados à médio prazo são alcançados com retirada completa das lesões, principalmente em caso de lesões deformantes.
Nas lesões extensas, multifocais ou disseminadas, é preferível o tratamento medicamentoso, que pode ser complementado pela excisão cirúrgica seriada de algumas lesões. A lacaziose é uma patologia deformante, que causa impacto na qualidade de vida e convívio social do doente. Assim, para reduzir a recorrência, é importante garantir acesso precoce aos serviços de saúde, promovendo diagnóstico e terapia céleres, além do desenvolvimento de mais estudos (principalmente acerca da terapêutica) sobre essa doença tão negligenciada.

Área

Eixo 12 | Infecções causadas por fungos

Autores

Camila Rocha de Araújo, Ingrid Correa da Silva, Letícia Rezende da Silva Sobral, Jéssica Pacheco Leal, Adriana Aila Rocha Araújo, Fernanda Araujo Santos, Guilherme Mestriner Colli, Marcella Silva Maia, Carol do Carmo e Silva, Carla Andréa Avelar Pires, Francisca Regina Oliveira Carneiro