Dados do Trabalho
Título
Caracterização da virulência de cepas de Toxoplasma gondii isoladas no estado do Pará
Introdução
Nos últimos anos, cepas de T. gondii foram isoladas a partir de tecidos animais e amostras clínicas. Entretanto, estudos são necessários para se conhecer a virulência e o impacto sobre a saúde humana e animal dessas linhagens.
Objetivo(s)
O objetivo do estudo foi avaliar a virulência de isolados de T. gondii do Estado do Pará em camundongos experimentalmente infectados.
Material e Métodos
Três cepas de T. gondii isoladas de tecidos de galinhas caipiras procedentes dos municípios de Altamira (cepa 4) e Ponta de Pedras (cepa 11 e 12) e foram inoculadas por via intraperitoneal em camundongos Swiss de 30 a 40 dias de idade. Para cada cepa foram inoculados camundongos com doses 10¹, 10², 103 e 104 taquizoítas/mL de soro fisiológico. Para controle positivo, foi utilizada cepa RH e, para controle negativo, soro fisiológico.
Diariamente os animais foram pesados e observados os sinais clínicos da doença (piloereção, astenia, sinais neurológicos...) até o 30° dia pós-inoculação. Dos camundongos que evoluíram a óbito, foram preparadas lâminas com lavado peritoneal e imprints de pulmão e encéfalo para visualização de taquizoítos/cistos. Os camundongos que sobreviveram até o 30º dpi foram eutanasiados e em cada um deles foi feita a pesquisa de cistos no encéfalo. Foram avaliados sinais clínicos, taxa de mortalidade e tempo decorrido.
Resultados e Conclusão
A taxa de mortalidade, independente da dose, foi 100% para as três cepas investigadas e todos os camundongos apresentaram sinais clínicos como corpo curvado, perda de peso, letargia, secreção nos olhos e sinais neurológicos, de modo que aqueles que não tiveram morte súbita, foram submetidos à eutanásia humanitária. O controle da cepa de referência RH apresentou óbito de todos os camundongos 7 dpi, mesmo tempo de sobrevivência foi observado para as cepas 04 e 12, sem diferença entre as doses, enquanto na cepa 11, todos os camundongos inoculados com a dose 104 foram à óbito 5 dpi e, para as demais doses, 8 dpi. O presente estudo revela de modo preliminar a virulência das cepas investigadas e a importância da caracterização fenotípica daquelas circulantes na Amazônia, especialmente em modelos padronizados, a fim de comparar com estudos realizados em outras regiões.
Palavras-chave
T. gondii, virulência, Amazônia, Pará
Área
Eixo 06 | Protozooses
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Luiza Raquel Tapajós Figueira, Rodrigo Rodrigues Marinho, Wanda Silva Costa, Ediclei Lima do Carmo, Rafaela dos Anjos Pinheiro Bogoevich Morais