57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

MONITORAMENTO AMBIENTAL DO SARS-CoV-2 EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM – PARÁ, BRASIL

Introdução

SARS-CoV-2 é o agente etiológico da pandemia global em curso de COVID-19. Nesta virose o coronavírus se replica ativamente nos enterócitos do intestino humano e é eliminado pelas fezes. Por haver indícios que o mesmo pode ser detectado em águas residuárias, o monitoramento ambiental se apresenta como possibilidade de rastreamento epidemiológico e molecular do vírus.

Objetivo(s)

Com isso, o objetivo deste trabalho é pesquisar a ocorrência do Sars-CoV-2 em ETE’s; determinar e descrever a sazonalidade dos achados, e descrever as áreas com maior incidência de Sars-CoV-2 de acordo com as ETE’s estudadas.

Material e Métodos

O estudo foi realizado no período de 08/2021 a 05/2022 em 4 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) da Região Metropolitana de Belém (RMB): Vila da Barca (n=10), Juscelino Kubitschek (n=8), Mosqueiro (n=9) e Viver Melhor Marituba (n=8). As 35 amostras analisadas foram submetidas aos métodos de concentração em membrana filtrante, seguido de extração com o kit comercial QIAamp Viral RNA. A detecção foi obtida pela Transcrição Reversa – Reação em Cadeia da Polimerase (RT-qPCR) com o kit BIOMOL OneStep/COVID-19® do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) que pesquisa alvos nos genes n e ORF1ab do SARS-Cov2, seguindo as recomendações do fabricante.

Resultados e Conclusão

Apenas uma amostra apresentou resultado positivo para os genes n e ORF1ab concomitantemente, entretanto, 23% do total das amostras foram positivas apenas para o gene n. Esse resultado chama atenção em razão do baixo percentual de amostras ORFab positivas. Um dos pontos a ser ressaltados é que o kit utilizado neste estudo destina-se a análise de amostras clínicas em razão de não haver no mercado nada específico para análise de amostras ambientais. Outros aspectos não consensuais no meio acadêmico quando o assunto são amostras ambientais, sobretudo, águas residuais são também discutidos na literatura atual. Deste modo, métodos comparativos utilizando outros primers e sondas precisam estar cada vez mais disponíveis para comparação de resultados pois o monitoramento ambiental da COVID 19 é uma ferramenta muito importante do ponto de vista epidemiológico molecular para saúde pública.

Palavras-chave

SARS-CoV-2; ETE’s; RT-qPCR; monitoramento

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Autores

TATIANA AYA COSTA, WELLINGTON JÚNIOR COSTA, DENISE AMORIM SANTOS, VANESSA BRENDA COIMBRA, FLAVIA SILVA FARIAS, HELINE SOUSA SANTOS, ELIVAM RODRIGUES VALE, LENA L C S MORAIS