57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

MONITORAMENTO AMBIENTAL DO SARS-CoV-2 EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM – PARÁ, BRASIL

Introdução

SARS-CoV-2 é o agente etiológico da pandemia global em curso de COVID-19. Nesta virose o coronavírus se replica ativamente nos enterócitos do intestino humano e é eliminado pelas fezes. Por haver indícios que o mesmo pode ser detectado em águas residuárias, o monitoramento ambiental se apresenta como possibilidade de rastreamento epidemiológico e molecular do vírus.

Objetivo(s)

Com isso, o objetivo deste trabalho é pesquisar a ocorrência do Sars-CoV-2 em ETE’s; determinar e descrever a sazonalidade dos achados, e descrever as áreas com maior incidência de Sars-CoV-2 de acordo com as ETE’s estudadas.

Material e Métodos

O estudo foi realizado no período de 08/2021 a 05/2022 em 4 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) da Região Metropolitana de Belém (RMB): Vila da Barca (n=10), Juscelino Kubitschek (n=8), Mosqueiro (n=9) e Viver Melhor Marituba (n=8). As 35 amostras analisadas foram submetidas aos métodos de concentração em membrana filtrante, seguido de extração com o kit comercial QIAamp Viral RNA. A detecção foi obtida pela Transcrição Reversa – Reação em Cadeia da Polimerase (RT-qPCR) com o kit BIOMOL OneStep/COVID-19® do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) que pesquisa alvos nos genes n e ORF1ab do SARS-Cov2, seguindo as recomendações do fabricante.

Resultados e Conclusão

Apenas uma amostra apresentou resultado positivo para os genes n e ORF1ab concomitantemente, entretanto, 23% do total das amostras foram positivas apenas para o gene n. Esse resultado chama atenção em razão do baixo percentual de amostras ORFab positivas. Um dos pontos a ser ressaltados é que o kit utilizado neste estudo destina-se a análise de amostras clínicas em razão de não haver no mercado nada específico para análise de amostras ambientais. Outros aspectos não consensuais no meio acadêmico quando o assunto são amostras ambientais, sobretudo, águas residuais são também discutidos na literatura atual. Deste modo, métodos comparativos utilizando outros primers e sondas precisam estar cada vez mais disponíveis para comparação de resultados pois o monitoramento ambiental da COVID 19 é uma ferramenta muito importante do ponto de vista epidemiológico molecular para saúde pública.

Palavras-chave

SARS-CoV-2; ETE’s; RT-qPCR; monitoramento

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

TATIANA AYA COSTA, WELLINGTON JÚNIOR COSTA, DENISE AMORIM SANTOS, VANESSA BRENDA COIMBRA, FLAVIA SILVA FARIAS, HELINE SOUSA SANTOS, ELIVAM RODRIGUES VALE, LENA L C S MORAIS