Dados do Trabalho
Título
PERFIL DE PACIENTES ATENDIDOS NO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL - DOENÇAS TROPICAIS NEGLIGENCIADAS: SEQUELAS DE HANSENÍASE
Introdução
Cerca de 20% dos pacientes acometidos por hanseníase no Brasil evoluem com incapacidade física. Sabe-se que nos últimos 10 anos, a incidência dessa doença tem diminuído, porém as sequelas após cura geram um quantitativo significativo de pessoas com dano neural, necessitando de intervenção especializada em reabilitação. Esse serviço é oferecido através do SUS junto a Universidade do Estado do Pará em um Centro Especializado em Reabilitação tipo III (UEAFTO/CER III) no município de Belém/PA. Durante o estágio supervisionado de terapia ocupacional, observou-se a necessidade de realizar um levantamento do perfil dos usuários assistidos na UEAFTO/CERIII, com intuito de identificar demandas de interesse dos profissionais e acadêmicos que atuam com essa população.
Objetivo(s)
Identificar o perfil de adultos e idosos com sequelas de hanseníase assistidos por estagiários e profissionais do Programa de Reabilitação em Terapia Ocupacional (PRTO) da UEAFTO/CERIII, utilizando as seguintes categorias: sexo, idade, raça/cor, escolaridade, classificação da doença e segmento corporal acometido.
Material e Métodos
Estudo de abordagem quantitativa, no qual os dados foram coletados e analisados a partir dos registros em prontuários. Admitiu-se como critérios de inclusão: o diagnóstico e frequência nos atendimentos do PRTO no período de janeiro a agosto de 2022.
Resultados e Conclusão
Foram selecionados 10 usuários, dos quais 6 do sexo masculino e 4 do sexo feminino, do total, 80% são pessoas negras. Esses pacientes apresentavam faixa etária entre 20 e 71 anos de idade. Quanto a escolaridade, 60% possuem ensino médio completo, 20% ensino fundamental incompleto, 10% ensino superior incompleto e 10% ensino superior completo. 90% dos pacientes apresentaram forma clínica multibacilar. A hanseníase atinge principalmente os troncos nervosos da face, braços e pernas, nesse sentido observou-se que 100% dos pacientes apresentavam comprometimento nos três segmentos corporais. Conclui-se, portanto, que, os dados levantados corroboram com os índices identificadas na literatura nacional e apontam para um perfil majoritariamente de homens negros com idade média de 43 anos que possuem dano neural na face, braços e pernas ocasionando comprometimento no desempenho ocupacional e qualidade de vida. É necessário fomentar estudos e pesquisas em Terapia Ocupacional que estejam coerentes com as demandas desse público.
Palavras-chave
Hanseníase. Terapia Ocupacional. Reabilitação Física.
Área
Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Maria Paula Ferreira Rodrigues, Kethelen Alana Matos Costa, Lourraine Costa Araujo, Nonato Marcio Custodio Maia Sa