Dados do Trabalho
Título
Fomentação de Cartilha Educativa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis para Adolescentes de Instituições de Ensino Fundamental e Médio da Região Metropolitana de Belém.
Introdução
A Organização Mundial de Saúde caracteriza adolescência o período abrangente entre 10 a 19 anos de idade. Essa fase é caracterizada por mudanças corporais e sociais, as quais envolvem questões sobre iniciação sexual. Nesse contexto, a ausência de informação ou aquisição incorreta dessas, torna esse grupo extremamente vulnerável a diversos eventos, sobretudo a infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). Desse modo, a criação de uma tecnologia educativa, em formato de cartilha, advém em um cenário indispensável.
Objetivo(s)
Construir uma cartilha com informações sobre IST’s e orientações em relação aos métodos de prevenção, com o intuito de promover educação em saúde ao jovem a partir 10 anos de idade, considerando sua vulnerabilidade a exposições e situações de riscos.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo metodológico descritivo, realizado sobre pesquisas acerca da temática e deficiências dessas informações no ambiente escolar. Optou-se em abordar o produto, de forma lúdica e simplificada, buscando facilitar o entendimento em relação aos seguintes tópicos: (i) o que são as IST’s; (ii) principais IST’s; (iii) contágio e manifestação das infecções; (vi) sinais e sintomas; (v) tratamento; (vi) comportamentos de risco e (vii) estratégias de prevenção. A pesquisa para referencial teórico utilizou bases de dados, como SCIELO, Pubmed e Science Direct. As ilustrações foram criadas pelo programa "Canva".
Resultados e Conclusão
A educação em saúde é definida como um processo complexo, pautado na junção de saberes e práticas variadas, que visam proporcionar saúde e conscientização às pessoas. A cartilha foi desenvolvida para impressão em papel A3, com dobra do tipo sanfona. As ilustrações baseiam-se em uma conversa de dois alunos, que de forma simples abordarão todo conteúdo sobre IST’s, como se estivessem em uma conversa informal, para aproximar o leitor, e suas peculiaridades, ao interesse pelas informações. Dessarte, a elaboração de um documento informativo com a finalidade de auxiliar as escolas por meio de uma abordagem gráfica simplificada e lúdica sobre uma temática atual, necessária e presente na idade do público alvo é basilar para prevenção de tais doenças e para o desenvolvimento de acesso a saúde mais universal. Por fim, futuros trabalhos visam a validação dessa tecnologia e a inserção nas localidades de ação, para então fornecer informações sobre a viabilidade da cartilha, auxiliando também futuros trabalhos com mesmas temáticas.
Palavras-chave
Doenças Sexualmente Transmissíveis; Tecnologia Educacional; Adolescente.
Área
Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Julyanne Elyne Castilho Ribeiro, Márcio César Ribeiro Marvão, Fernanda Andreza Pinho Lott Figueiredo, Izaura Maria Vieira Cayres Vallinoto, Greice de Lemos Cardoso Costa