57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Fomentação de Cartilha Educativa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis para Adolescentes de Instituições de Ensino Fundamental e Médio da Região Metropolitana de Belém.

Introdução

A Organização Mundial de Saúde caracteriza adolescência o período abrangente entre 10 a 19 anos de idade. Essa fase é caracterizada por mudanças corporais e sociais, as quais envolvem questões sobre iniciação sexual. Nesse contexto, a ausência de informação ou aquisição incorreta dessas, torna esse grupo extremamente vulnerável a diversos eventos, sobretudo a infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). Desse modo, a criação de uma tecnologia educativa, em formato de cartilha, advém em um cenário indispensável.

Objetivo(s)

Construir uma cartilha com informações sobre IST’s e orientações em relação aos métodos de prevenção, com o intuito de promover educação em saúde ao jovem a partir 10 anos de idade, considerando sua vulnerabilidade a exposições e situações de riscos.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo metodológico descritivo, realizado sobre pesquisas acerca da temática e deficiências dessas informações no ambiente escolar. Optou-se em abordar o produto, de forma lúdica e simplificada, buscando facilitar o entendimento em relação aos seguintes tópicos: (i) o que são as IST’s; (ii) principais IST’s; (iii) contágio e manifestação das infecções; (vi) sinais e sintomas; (v) tratamento; (vi) comportamentos de risco e (vii) estratégias de prevenção. A pesquisa para referencial teórico utilizou bases de dados, como SCIELO, Pubmed e Science Direct. As ilustrações foram criadas pelo programa "Canva".

Resultados e Conclusão

A educação em saúde é definida como um processo complexo, pautado na junção de saberes e práticas variadas, que visam proporcionar saúde e conscientização às pessoas. A cartilha foi desenvolvida para impressão em papel A3, com dobra do tipo sanfona. As ilustrações baseiam-se em uma conversa de dois alunos, que de forma simples abordarão todo conteúdo sobre IST’s, como se estivessem em uma conversa informal, para aproximar o leitor, e suas peculiaridades, ao interesse pelas informações. Dessarte, a elaboração de um documento informativo com a finalidade de auxiliar as escolas por meio de uma abordagem gráfica simplificada e lúdica sobre uma temática atual, necessária e presente na idade do público alvo é basilar para prevenção de tais doenças e para o desenvolvimento de acesso a saúde mais universal. Por fim, futuros trabalhos visam a validação dessa tecnologia e a inserção nas localidades de ação, para então fornecer informações sobre a viabilidade da cartilha, auxiliando também futuros trabalhos com mesmas temáticas.

Palavras-chave

Doenças Sexualmente Transmissíveis; Tecnologia Educacional; Adolescente.

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Autores

Julyanne Elyne Castilho Ribeiro, Márcio César Ribeiro Marvão, Fernanda Andreza Pinho Lott Figueiredo, Izaura Maria Vieira Cayres Vallinoto, Greice de Lemos Cardoso Costa