Dados do Trabalho
Título
Potencial de Inativação da embriogênese em ovos de Aedes aegypti (Linnaeus, 1762) (Diptera: Culicidae) pelo larvicida NatularTM (Espinosade) observada pela vigilância vetorial do município de Natal, RN, Brasil.
Introdução
Desde 2015 o município de Natal desenvolve a estratificação de áreas de risco para arboviroses com base em dados coletados por armadilhas de oviposição (ovitrampas) distribuídas em todo território, como política de vigilância vetorial ao Aedes aegypti. Um dos indicadores coletados nesse processo é a taxa de eclosão de ovos de Aedes sp. Espinosade é um composto amplamente utilizado como controle de larvas e insetos. Seguindo recomendações do ministério da saúde adotou-se como controle químico a utilização de Natular DT (espinosade), substituindo o Pyriproxifen. O início do uso do inseticida NatularTM pelo município, evidenciou alterações importantes nas taxas de eclosão de ovos.
Objetivo(s)
O objetivo desse trabalho é mostrar a linha temporal, antes e depois do uso de NatularTM.
Material e Métodos
O trabalho foi realizado no Centro de Controle de Zoonoses no período de 2016 a julho de 2022, distribuídos semanalmente 396 ovitrampas tratadas com larvicida, as palhetas das ovitrampas foram encaminhadas para contagem de ovos com auxílio de microscópio estereoscópio; 20% das palhetas positivas eram levadas para eclosão.
Resultados e Conclusão
Como resultado observamos que a taxa de eclosão em média de 31,6% em palhetas positivas submetidas à eclosão com uso de Pyriproxifen, na 8ª semana epidemiológica de 2022 com a introdução do novo larvicida NatularTM, houve uma queda nas taxas de eclosão de todas as armadilhas, chegando a 0%. O resultado nos permite inferir possível infiltração no córion do ovo, inativando a embriogênese uma vez que este possui alta permeabilidade nos primeiros momentos da ovoposição causando a morte do embrião ainda em seu interior. Esse trabalho abre um precedente para que novos estudos se aprofundem na capacidade de NatularTM de neutralizar Aedes durante a fase embrionária ou aponte outros mecanismos responsáveis por esse comportamento, uma vez que ainda são pouco esclarecidos os mecanismos celulares que inativam a embriogênese em ovos resistentes como os de Aedes aegypti.
Palavras-chave
Aedes, inseticida, embriogênese, ovitrampa, vigilância entomológica.
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Márcia Cristina Bernardo de Melo Moura, Jan Pierre Martins de Araujo, Amanda Rodrigues Aguiar, Rodrigo Moreira Pedreira, Josinaldo Vidal de Oliveira, Lêda Pinheiro de Sousa, Vaneska Gadelha de Brito, Dianaldo Rodrigues Lopes, Paula Blandy Tissot Brambilla