57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Análise dos dados laboratoriais bioquímicos de pacientes com síndrome Pós-COVID-19 da região metropolitana de Belém.

Introdução

A atual pandemia da COVID-19, identificada pela primeira vez na China em dezembro de 2019, é uma infecção viral altamente transmissível e patogênica causada pelo Novo coronavírus, denominado de SARS-CoV-2. Dados da Secretaria de Estado do Pará (SESPA) apontam grande disseminação do SARS-CoV-2 na região metropolitana de Belém. À medida que aumenta a população de pessoas recuperadas da COVID-19, se torna fundamental estabelecer uma compreensão das questões de saúde que as cercam.

Objetivo(s)

Avaliar nos pacientes com Síndrome Pós-COVID-19, parâmetros bioquímicos, marcadores renais (ureia e creatinina), marcadores da função hepática (ALT, AST, FAL, GGT), marcador glicêmico (glicose), marcador inflamatório (PCR) e perfil lipídico (triglicerídeos e colesterol total e frações), e associar com a gravidade da doença apresentada por estes (Leve x Moderada/Grave) na fase da doença ativa.

Material e Métodos

O estudo foi desenvolvido no Laboratório de Patologia Clinica do NMT-UFPA, tendo participado 200 pacientes com Síndrome Pós-COVID-19. Todos os pacientes foram atendidos por médicos especialistas para realização de anamnese. Foram realizadas avaliações clínicas e exames de laboratoriais para as dos marcadores bioquímicos. Este estudo foi aprovado no Comitê de ética do NMT-UFPA.

Resultados e Conclusão

Na análise dos marcadores bioquímicos foi observada uma alta prevalência da elevação das taxas de glicemia entre os pacientes. Quando comparamos os resultados das dosagens entre os pacientes que apresentaram um quadro grave e/ou moderado na Covid-19 com os que apresentaram quadro clínico leve não observamos diferenças estatisticamente significativas (p >0,05), tanto nos parâmetros da função hepática (TGO, TGP, FAL, GGT), função renal (Ureia e Creatinina), perfil lipídico (Triglicerídeos, colesterol total e frações), marcador glicêmico (glicose) e marcador inflamatório (Proteína C reativa). A análise das alterações nos parâmetros laboratoriais bioquímicos dos pacientes na Síndrome Pós-COVID-19 vem contribuindo para uma melhor compreensão do impacto em longo prazo da infecção pelo SARS-CoV-2.

Palavras-chave

Síndrome Pós-COVID-19, Belém, Marcadores bioquímicos.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

Evelen da Cruz Coelho, Luana Wanessa Cruz Almeida, Pamela de Oliveira Batista, Andrio Silva da Silva, Amanda Caricio Gomes, Paola Eduarda Ferreira Dantas, Joseane Rodrigues da Silva, Rosana Maria Feio Libonati Bebiano, Regiane Miranda Arnund Sampaio, Jaqueline Nascimento Gonçalves, Luisa Caricio Martins