57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

PERFIL SOCIOEPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES PORTADORES DE HEPATITE C (HCV) ATENDIDOS E UM SERVIÇO DE REFERÊNCIA EM BELÉM-PA.

Introdução

Introdução: A hepatite C é uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus da família flaviridae (HCV) que constituindo um dos principais problemas de saúde pública na atualidade.

Objetivo(s)

Objetivos: Descrever o perfil socioepidemiológico dos pacientes portadores do HCV atendidos em um serviço de referência em Belém-PA e relacionar aos fatores sociocomportamentais de risco para infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Material e Métodos

Foi realizado estudo no Núcleo de Medicina Tropical–UFPA no período de junho de 2020 a junho de 2021 com 172 amostras biológicas de voluntários de 17 a 75 anos encaminhados do Hemocentro do Estado do Pará com diagnóstico para HCV. Como método de triagem, foi aplicado um formulário padrão para obtenção dos dados epidemiológicos. Esse estudo foi aprovado no comitê de ética do NMT-UFPA.

Resultados e Conclusão

Resultados: De acordo com variáveis sociocomportamentais dos pesquisados, o sexo feminino prevaleceu com 54,7%, a faixa etária mais frequente foi de indivíduos acima de 30 anos de idade 85,8%, o estado civil prevalente foi de pessoas casadas ou em união estável com 51,1%, a renda mensal mais recorrente foi maior que 1 salário mínimo com 64,5%, escolaridade dos voluntários prevaleceu ensino médio 48,2%. Em relação ao comportamento sexual, 64,5% dos participantes relataram terem iniciado a vida sexual antes dos 18 anos, usos de preservativos (43%) declararam nunca usavam. Quanto ao histórico de infecções sexualmente transmissíveis, 18% apresentaram alguma IST durante a vida. Em relação a outros fatores de risco, 22,7% apresentam alguma tatuagem, 43% já realizaram exame de endoscopia, 41,9% já realizaram cirurgia dentária, 19,8 já realizaram transfusão sanguínea. Dos voluntários 29,7% relatam ir com frequência a manicure, sendo que 23,9% usam o alicate do profissional de beleza. Conclusão: As informações obtidas neste estudos mostram um cenário epidemilogico singular dos portadores de HCV de nossa região e dos fatores que podem está relacionados na infecção e propagação do vírus. Importante salientar que as infomações contidas neste estudo podem ser ainda mais alarmante, uma vez que durante a pandemia da COVID-19, a procura por serviços de saúde teve certo declínio e o panorama das doenças negligenciadas se acentuou.

Palavras-chave

Hepatite C. Epidemiologia. Negligenciadas

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Autores

Andrio Silva Silva , Evelen Cruz Coelho, Paola Freitas Dantas, Jaqueline Nascimento Gonçalves, Joseane Rodrigues Silva, Maria Lima Martins, Regiane Arnund Sampaio, Nagib Ponteira Abdon, Luisa Caricio Martins