57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Práticas educativas para o controle da dengue nos serviços de saúde de um município no estado do Rio de Janeiro

Introdução

A dengue se destaca como um dos maiores problemas de saúde no mundo, principalmente por possuir uma capacidade de produção de epidemias de vulto nas grandes cidades com implicações econômicas e sociais, sendo de interesse para os setores da saúde pública o conhecimento da doença. Procurando-se salientar os impactos no município e região com a implantação de um Complexo Petroquímico no ano de 2006.

Objetivo(s)

Objetivo geral é caracterizar as práticas educativas para o controle da dengue no município de Itaboraí, relacionando-as com o contexto social onde ocorrem e específicos descrever o contexto social e político organizacional onde ocorrem as práticas de educação e saúde; caracterizar as práticas educativas no Programa de Controle da Dengue e descrever os limites e possibilidades das práticas para o controle da dengue, tendo em vista o contexto.

Material e Métodos

O estudo trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa. Para descrição do contexto social e político organizacional, enfatizando-se a governabilidade, e para caracterização das práticas e descrição dos limites e possibilidades foram utilizadas a análise documental e entrevistas semiestruturadas com roteiros previamente elaborados. Foram entrevistados cinco profissionais que atuam no nível central e no nível local.

Resultados e Conclusão

Os resultados do estudo mostraram os impactos com as mudanças frequentes de gestores no setor de saúde do município e a descontinuidade do serviço em muitos setores. Tal instabilidade parece coincidir temporalmente com a instalação deste complexo petroquímico. Os serviços de educação em saúde parecem se ressentir da desativação do Núcleo de Educação em Saúde. Apesar deste núcleo ser mencionado, nos documentos analisados, verifica-se que aparece no organograma da secretaria de saúde. A fala dos sujeitos entrevistados revelou uma interrupção das ações educativas e falta de regularidade na capacitação para esses serviços. Não observando regularidade de planejamento e avaliação das atividades. Os discursos dos entrevistados revelaram que a visão sobre as ações de educação em saúde é predominantemente modelada segundo as abordagens tradicionais, verticais e prescritivas. Observa-se ainda uma contradição em alguns discursos, quando ressaltam a necessidade de atenção em relação à escuta e à consideração do contexto local de vida e das possibilidades de participação popular no processo educativo, mas observam que a população não cumpre o que lhes é determinado.

Palavras-chave

Dengue, Práticas educativas em saúde, impactos

Área

Eixo 08 | Arboviroses

Autores

VIVIANE ALVES DE SOUSA