Dados do Trabalho
Título
Surto de Endoftalmite após cirurgias oftalmológicas de grande volume: interface com o processamento de produtos para saúde.
Introdução
Endoftalmite, processo inflamatório confinado no interior do globo ocular decorrente de infecção por microrganismos, uma das mais temidas complicações após procedimentos oftalmológicos invasivos.
Objetivo(s)
Descrever os resultados prévios da investigação de casos de endoftalmite pós mutirão de cirurgias de Facoemulsificação com implante de lente intraocular em uma capital do Norte do Brasil.
Material e Métodos
Estudo de abordagem quantitativa e qualitativa com análise de prontuários e documentos de investigação, realizadas pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia. Foram analisados 649 prontuários de cirurgias, realizadas no período de 14/02/2022 a 23/02/2022. A análise descritiva e o teste Qui-quadrado foram realizados por meio do Stata v.16 e análise de conteúdo conforme Bardin. Aprovado no Comitê de Ética sob o número 3.771.377.
Resultados e Conclusão
Dos 649 usuários atendidos, 60,86% realizaram cirurgia bilateral totalizando 1.044 procedimentos (média de 104 procedimentos/dia). Foram confirmados por cultura, 62 casos (9,6%) de endoftalmite e 99 casos (13,3%) foram classificados como prováveis, pois apresentavam pelo menos dois sintomas de endofitalmite registrados no prontuário. Do total de prontuários avaliados, foram registradas coletas de material biológico em 21,91%, e identificados três microrganismos Pseudomonas luteola (65,27%), Pseudomonas oryzihabitans (4,17%) e Acinobacter baumanni (30,56%), nas coletas de humor vítreo e/ou aquoso. As variáveis idade, cor da pele, cirurgia bilateral, história de trauma ocular anterior apresentou diferença estatisticamente significativa em relação aos casos confirmados (p<0,05). Na análise documental foram verificados alguns pontos que podem ter interferido na qualidade do processamento dos produtos usados: 1) ausência de profissional de nível superior como responsável técnico pelo processamento; 2) os kits de instrumentais foram esterilizados em autoclave flash, cada ciclo continha em média cinco bandejas sem invólucro que após retirado da autoclave eram armazenadas na sala cirúrgica em mesa auxiliar coberta com SMS e a cada procedimento o instrumentador retirava uma bandeja da mesa; 3) o kit catarata de uso único era trocado duas vezes no dia. Conclusão: O surto expõe uma realidade desafiadora para Central de Material e Esterilização, para o Controle de Infecção, para Segurança do Paciente e para as políticas públicas, na prática clínica nos mais diversos serviços do país.
Palavras-chave
Endoftalmite, Segurança do Paciente, Controle de Infecção, Esterilização.
Área
Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias
Categoria
(Concorra com apenas um trabalho) Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado
Autores
ROSA MARIA FERREIRA DE ALMEIDA, MARIA ARLETE DA GAMA BALDEZ , VIVIANE ALVES DE SOUSA, MARCIA MARIA MORORÓ ALVES, ROSIANE Maciel Batista XIMENES, MAGZAN DA SILVA AZEVEDO, ADALGIZA DE SOUZA BOTELHO, LIZIANE SANDRA SILVA MENDONÇA, SURLANGE FREIRE RAMALHAES, DANIELA OLIVEIRA PONTES, Priscilla Perez da Silva PEREIRA