Dados do Trabalho
Título
Guia de Uso do antiviral Nirmatrevil/Ritonavir para o tratamento de casos não graves da covid-19, no SUS
Introdução
A pandemia de covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, é responsável por graves consequências à saúde das pessoas no Brasil e no mundo. Apesar da alta cobertura vacinal atualmente no Brasil, algumas pessoas têm maior risco de evoluir com doença grave. Desta forma, tem surgido novas terapias para atender esse público na busca de melhores resultados no tratamento da covid-19. O nirmatrevil/ritonavir (N/r) é um medicamento combinado com duas drogas, que foi registrado na Anvisa e incorporado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) no Sistema Único de Saúde em maio de 2022.
Objetivo(s)
Apresentar o primeiro Guia de uso do antiviral N/r para o tratamento de casos não graves da covid-19 do SUS.
Material e Métodos
Foi consultada a literatura científica nacional e internacional e realizadas reuniões técnicas presenciais e virtuais com diferentes áreas do Ministério da Saúde, bem como especialistas representantes de várias sociedades médicas.
Resultados e Conclusão
Objetivo do guia é apresentar as indicações de uso, as contraindicações e o fluxo para dispensação no SUS. Os públicos alvos são adultos que apresentam risco aumentado para doença grave, que não requerem oxigênio suplementar e hospitalização, independentemente do status vacinal. Esse grupo inclui pessoas imunocomprometidas com idade igual/superior a 18 anos ou com pessoas idade igual/superior a 65 anos. Todos pacientes precisam de teste de covid-19 confirmado e iniciar tratamento até o 5º dia do início dos sintomas. O uso do medicamento em gestantes e lactantes não está recomendado pela ausência de estudos.
O N/r apresenta algumas contraindicações, tais como: pessoas com peso inferior a 40 kg, insuficiência renal e hepática graves e pacientes pediátricos. As interações medicamentosas também estão apresentadas e inclui grupos de medicamentos de uso contínuo, tais como os anticonvulsivantes, anti-infecciosos, anti-hipertensivos dentre outros.
Conclusão: O Guia aborda todas as informações necessárias para a prescrição, desde o diagnóstico laboratorial, indicação, definição de público-alvo, precauções, eventos adversos, contraindicações e interações medicamentosas. Espera-se que o tratamento reduza o risco de internações, complicações e mortes pela covid-19 e que o Guia e outras atividades de educação auxiliem os profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde para a melhor assistência aos pacientes.
Palavras-chave
covid-19; tratamento; antiviral, SARS-CoV-2
Área
Eixo 09 | COVID-19
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
SIMONE Monzani Vivaldini, Aline Vesely Reis, Walquiria Aparecida Ferreira Almeida, Daiana Araújo da Silva, Nancy Bellei, HO Yeh Li, Greice Madeleine Oleda do Carmo, Cássia Fátima Rangel Fernandes