57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico dos pacientes internados em uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital público no município de Belém/PA

Introdução

Objetivo(s)

Caracterizar o perfil epidemiológico dos pacientes internados no CTI adulto de um hospital de urgência e emergência no município de Belém- PA.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo do tipo documental, retrospectivo, de caráter exploratório e com abordagem qualitativa em que foram avaliados prontuários de pacientes internados em uma Unidade de Terapia Intensiva Adulto, no período de janeiro até dezembro de 2021, de um hospital de urgência e emergência em Belém. Para a análise dos dados, utilizou-se distribuição de frequências absoluta e relativa com tratamento de estatística simples.

Resultados e Conclusão

O total de prontuários avaliados foi de 404, dentre os quais 41.34% correspondiam a pacientes do sexo feminino e 58.66% do sexo masculino. A população idosa (acima dos 60 anos de idade) foi de 58.91%, a média de idade foi de 61,69 anos. Em relação ao motivo de internação, o mais frequente relacionou‐se às patologias clínicas com 75% da internações e 25% de patologias cirúrgicas, dentre as patologias clínicas as mais comuns foram AVC (acidente vascular cerebral) com 13%, seguida de Covid 19 com 12% e Sepse com 11%. Dentre os procedimentos cirúrgicos o mais comum foi a Laparotomia exploratória com 57% dos procedimentos. A média de permanência na UTI foi 6,74 dias sendo que os maiores tempo de internação se relacionavam com doenças infecciosas como Pneumonia bacteriana e HIV com tempo média de 10,70 dias. Ocorreram 152 óbitos (38 %), cuja causa mais prevalente foram as doenças infecciosas como HIV com 20% e COVID 19 com 11% do total de óbitos. A faixa etária de maior mortalidade foi de 70 a 79 anos com 32% dos óbitos.
Por fim, a UTI do hospital analisado apresentou um perfil epidemiológico semelhante ao de outras unidades no Brasil e no mundo, apesar dos poucos estudos na literatura.

Palavras-chave

Terapia Intensiva; Epidemiologia

Área

Eixo 14 | Outros

Autores

Ana Beatriz Nunes Pereira, Thaynah Nunes de Souza, Angélica Menezes Bessa Oliveira, Fernando Sérgio Henriques Pereira, Júlio Éden Davi Lopes Araújo, Rangel Pereira Brasil, Luiz Fernando Almeida Machado