Dados do Trabalho
Título
FARMACOVIGILÂNCIA DAS VACINAS CONTRA COVID-19 NO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL: REGISTRO DE EFEITOS ADVERSOS
Introdução
A farmacovigilância garante, ao longo da história da pesquisa clínica, a segurança do indivíduo envolvido na pesquisa e a qualidade obtida nos resultados. É de extrema importância no contexto da vacinação contra a covid-19, onde a implementação da plataforma de biotecnologia na produção de vacinas foi utilizada pela primeira vez no mundo.
Objetivo(s)
Evidenciar a importância do registro de efeitos adversos pós vacinação(EAPV) contra a covid-19 no Distrito Federal, bem como a necessidade de divulgação das plataformas utilizadas para registros e apresentação dos resultados obtidos. Traçar o perfil dos casos de efeitos adversos notificados, por faixa etária, sexo, imunizante, principais sintomas relatados.
Material e Métodos
Foram realizadas perguntas diretamente ao Governo do Distrito Federal sobre a aplicação da farmacovigilância com o registro de efeitos adversos pós vacinação(EAPV) contra a covid-19, pela Lei de Acesso à Informação e pesquisados dados nos Boletins Epidemiológicos do DF.
Resultados e Conclusão
Os registros de EAPV são realizados no módulo EAPV do sistema e-SUS Notifica do Ministério da Saúde. Após análise e retirada das duplicidades, de janeiro de 2021 até o dia 31/08/2021, foram notificados no sistema 4109 casos de EAPV associados temporalmente às vacinas conta covid-19, onde foram divulgados por meio do Boletim Epidemiológico. Esses dados foram descritos por meio de gráficos evidenciando que a vacina Covid-19-CovishieldOxford/Astrazenica teve maior registro (1854) de EAPV e a faixa etária com maior número de registros foi a de 30 a 49 anos perfazendo 43% dos casos notificados.
Os principais eventos adversos registrados (76,6%) são de casos não graves, em que cefaleia, mialgia e reação local foram os sintomas mais relatados. A existência de várias plataformas digitais para registros de efeitos adversos dificulta a escolha de qual deve ser utilizada para fazer os registros, seja por parte do profissional de saúde seja pela própria sociedade. De todo modo é notória a importância dessas plataformas, que devem ser mais divulgadas pelas autoridades em saúde no durante a campanha de vacinação.
Palavras-chave
Farmacovigilância, covid-19, Vacina.
Área
Eixo 09 | COVID-19
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Ambrósio de Araújo Castro Júnior, ALINE KELEN Vesely Reis