57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico dos casos de covid-19 diagnosticados com TR-Ag e notificados no e-SUS notifica desde o lançamento do PNE-Teste.

Introdução

Segundo orientação da Organização Mundial de Saúde, a testagem em larga escala faz-se necessária e é fundamental para diminuir a transmissão do SARS-CoV-2. Dessa forma, para ampliar a testagem para covid-19 no país, em 17 de setembro de 2021, o Ministério da Saúde (MS) lançou o Plano Nacional de Expansão da Testagem para covid-19 (PNE-Teste), por meio do uso de teste rápido de antígeno (TR-Ag). O PNE-Teste faz parte da linha de ação TESTA BRASIL que, juntamente com a linha de ação CONFIRMA COVID (testes RT-qPCR), compõem o Programa Diagnosticar para Cuidar do MS.
Todos os TR-Ag realizados, independentemente do resultado e quadro clínico do indivíduo testado, devem ser registrados nos sistemas oficiais e-SUS Notifica para casos não graves e no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) para casos graves, a fim de se realizar o monitoramento.

Objetivo(s)

O objetivo desse trabalho é descrever o perfil dos casos de covid-19, diagnosticados com TR-Ag e notificados no e-SUS-Notifica.

Material e Métodos

Realizada análise do e-SUS Notifica, de setembro de 2021 a 08 de agosto de 2022. A variável da pesquisa foi o diagnóstico laboratorial por teste rápido de antígeno. Foram analisados o quantitativo de testes realizados com resultado positivo, faixa etária, sexo e local de testagem.

Resultados e Conclusão

O Ministério da Saúde distribuiu, de setembro de 2021 a agosto de 2022, um total de 66.783.165 de TR-Ag para todas unidades federadas do país. Foram notificados 41.538.331 casos que usaram TR-Ag, destes 7.233.644 usaram TR-Ag fornecidos pelo MS, sendo 29,35% com resultado positivo e 34.304.687 de outras marcas sendo 33,61% registros positivos. A faixa etária com maior número de registros é a de 35 a 39 anos, com taxa de testagem de 29, 40/100.000 hab, o sexo predominante é o feminino e o principal local de testagem são as Unidades Básicas de Saúde. Considerando o quantitativo distribuído pelo MS e os dados de notificações extraídas do sistema, pode-se notar uma subnotificação do uso dos testes, sendo necessário que secretarias estaduais e municipais reforcem a importância da vigilância em saúde, a notificação e o monitoramento do uso dos testes.

Palavras-chave

covid-19, notificação, teste rápido de antígeno

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

Aline Kelen Vesely Reis, Simone Monzani Vivaldini , Helio Junji Shimozako, Greice Madeleine Ikeda do Carmo, Cássia de Fátima Rangel Fernandes