57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Análise da função pulmonar de pacientes pós-COVID-19 atendidos na Atenção Secundária em um município do Centro-Oeste de Minas Gerais

Introdução

As consequências físicas geradas pela COVID-19apresentadas geraram a necessidade de avaliação em relação a qualidade de vida dos pacientes mesmo após a doença.

Objetivo(s)

Avaliar o comprometimento respiratório e a função pulmonar de pacientes pós-COVID-19, relacionados à sintomatologia e à gravidade da infecção.

Material e Métodos

Discentes extensionistas foram treinados por docentes e mestrandos para acompanhar pacientes previamente infectados pela COVID-19, com apoio da equipe multidisciplinar do Centro de Reabilitação Regional do município de Divinópolis-MG. Dos 28 pacientes pré- selecionados, 3 recusaram participar da pesquisa, resultando em uma amostra de 25 indivíduos. Os dados foram coletados em novembro de 2021, com a utilização de um Formulário de Registro do Paciente, questionário do Hospital Saint George na Doença Respiratória (SGRQ)¹ e 3 avaliações com o PEAK FLOW². As reavaliações foram agendadas para junho 2022.

Resultados e Conclusão

Observou-se uma média de idade de 56,6 anos, sendo 24% dos pacientes homens e 76% mulheres, com 40% precisando de internação e 20% de, ventilação mecânica. Vinte e três (92%) dos pacientes tinham sido vacinados. Na pré infecção, 52% praticavam exercícios pelo menos 3 vezes na semana e 44%, não. Após a infecção, os praticantes caíram para 20% e os não praticantes subiram para 64%. Os sintomas mais presentes foram cefaleia, dor no corpo, fadiga, insônia, perda de memória, perda de olfato, perda de paladar e sonolência. Observou-se a necessidade prévia de intubação e ventilação mecânica, o que pode ter gerado um impacto negativo na melhora das consequências pós-COVID 19. A partir da prática das sessões de Fisioterapia no manejo do paciente pós COVID, houve uma melhora de 4 pontos na pontuação do SGRQ (diferença clinicamente significativa). Conclusão: Os aparelhos portáteis (Peak Flow) se mostraram ferramentas importantes e acessíveis para a avaliação das sequelas. O presente estudo atendeu ao propósito de avaliar usuários do SUS atendidos no Centro Regional de Reabilitação.

Palavras-chave

Função Pulmonar, Covid-19, Atenção Secundária

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

Priscila Cristan Amaral, Vinícius Silva Belo, Rhayra Alani Villa Deléo, Leilismara Sousa Nogueira, Eduardo Sérgio Silva