57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

A extensão universitária com atuação articulada entre graduandos e pós-graduandos no enfrentamento da pandemia de COVID-19 em um serviço de reabilitação regional no Centro-Oeste de Minas Gerais

Introdução

Em razão da pandemia da COVID-19, muitas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras tiveram dificuldades na execução de atividades acadêmicas curriculares durante esse período. Somado ao fato das atividades extensionistas tornarem-se um grande desafio para as universidades, pós graduandos do programa de Ciências da Saúde-UFSJ viram como oportunidade para atuação da universidade no seu papel de desenvolver atividades junto à comunidade no enfrentamento da COVID-19 o desenvolvimento do presente projeto.

Objetivo(s)

Analisar a experiência de pós-graduandos na preceptoria de alunos de graduação atuando na avaliação de pacientes que tiveram COVID-19 e receberam reabilitação na rede pública de saúde.

Material e Métodos

Em agosto de 2021, após aprovação em processo seletivo, 20 alunos da graduação dos cursos de Enfermagem e Medicina atuaram com a equipe de organizadores desse projeto e a equipe multiprofissional que atua no Centro Regional de Reabilitação do município de Divinópolis/MG (CRER). Os discentes da graduação foram coordenados diretamente por 3 mestrandas (fisioterapeutas e nutricionista), 2 doutorandos (médico radiologista e Analista de Sistemas) em suas atividades teóricas e treinamento piloto para avaliação da população. Por fim, puderam iniciar as avaliações dos pacientes pós-covid 19 atendidos no CRER nos meses de dezembro de 2021 e Janeiro de 2022.

Resultados e Conclusão

Foram avaliados 28 pacientes que tiveram COVID-19 que receberam atendimento na rede de Atenção Secundária do município de Divinópolis ou foram encaminhados pela Atenção Primária para serem avaliados no presente serviço.
Conclui-se que as consequências advindas da infecção por COVID-19 incluem fadiga, dispneia, taquicardia, perda de massa muscular e diminuição da capacidade funcional. A partir de tais informações, observa-se a relevância do projeto de extensão em questão, considerando a importância do acompanhamento de pacientes afetados. Para o discente pós-graduando a oportunidade de preceptorar alunos extensionistas na abordagem de uma patologia tão complexa instigou que esses profissionais buscassem além de atualização científica o domínio de orientação à profissionais de saúde em formação.

Palavras-chave

capacitação em serviço; extensão comunitária, COVID-19

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

Rhayra Alani Villa Deléo, Nilciany Aparecida Sousa Ribeiro, Priscila Cristian Amaral, Ana Carolina Corrêa Café, Camila Ferreira Porto, Ana Clara Rodrigues Diniz, Cláudia Maria Souza Gonçalves, Marina Luiza Santos Costa, Rommel Larcher Rachid Novais, Eduardo Sérgio Silva