57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Modelo teórico-conceitual de vulnerabilidade socioambiental para a COVID-19 na Amazônia Legal

Introdução

Objetivo(s)

Este trabalho teve como objetivo desenvolver e estruturar um modelo teórico-conceitual acerca da vulnerabilidade socioambiental para a COVID-19 na Amazônia Legal.

Material e Métodos

Para a elaboração do modelo foram usados como referências os trabalhos de revisão de WEAVER et al. (2022) acerca dos fatores ambientais que influenciam a incidência e a mortalidade de COVID-19 via diferentes mecanismos, e de FALLAH‐ALIABADI et al. (2022) sobre indicadores de vulnerabilidade social usados para a COVID-19. Foram feitas buscas na literatura para identificar os principais fatores sociais e ambientais elencados como determinantes para a COVID-19 no contexto amazônico, bem como identificadas as bases de dados disponíveis para compor possíveis indicadores de vulnerabilidade socioambiental.

Resultados e Conclusão

Encontrou-se tais fatores estruturados por DABOIN et al. (2022) em um diagrama causal sob o contexto amazônico brasileiro. Dentre os fatores ambientais identificados, destacam-se a mineração, as queimadas, o desmatamento e os padrões de mobilidade humana como importantes para os mecanismos que influenciam a incidência e a mortalidade de COVID-19 (mistura populacional, dispersão viral, susceptibilidade imunológica e presença de comorbidades). Os dados existentes acerca de tais fatores possibilitam futuras investigações. Em relação à vulnerabilidade social, destacam-se os indicadores de pobreza multidimensional desenvolvidos por SANTOS et al. (2022). Ainda, as trajetórias tecnológicas na Amazônia brasileira descritas e classificadas por COSTA (2017) compõem um importante panorama da economia agrária amazônica e expressa tendências no uso da terra e na transformação dos ecossistemas, bem como nas condições de vida das populações humanas. Assim, o modelo teórico-conceitual elaborado estrutura importantes fatores socioambientais e vislumbra as interconexões entre economia, sociedade e ambiente no contexto de saúde e vulnerabilidade para a COVID-19 na Amazônia Legal. Este trabalho aponta a necessidade de considerar de maneira integrada fatores socioambientais e seu contexto econômico para a redução das vulnerabilidades e a promoção da saúde.

Palavras-chave

COVID-19;
vulnerabilidade;
modelo teórico-conceitual;
determinantes socioambientais

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

Tatiana Campos Neves, Cecilia Siliansky de Andreazzi, Ana Claudia Rorato Vitor, Claudia Torres Codeço