Dados do Trabalho
Título
SOROPOSITIVIDADE DE ANTICORPOS ANTI-SARS-COV-2 EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO DO XINGU-PARÁ, AMAZÔNIA
Introdução
Discutir as fragilidades que perpassam a educação pública é complexo e urgente, há questões crônicas de estrutura funcional e quadro de colaboradores existente em unidades de ensino. O fechamento das escolas na
pandemia impactou em diversos aspectos da vida dos alunos, familiares e colaboradores que trabalham no local, seja em relação aos prejuízos à trajetória escolar de estudantes, vínculos laborais dos profissionais de educação, ou aspectos indiretos relacionados aos impactos sociais ocasionados pela maior permanência no âmbito doméstico (violência sexual, conflitos familiares, maior tempo em mídias sociais etc.) ou em decorrência do isolamento social (desemprego, desnutrição, saúde mental etc.) (FUNDAÇÃO ABRINQ, 2020; FIOCRUZ 2020). A interrupção das aulas presenciais foi adotada como uma medida emergencial, implementada de forma controlada com previsão para durar o menor tempo possível.
Objetivo(s)
Verificar a prevalência de anticorpos para o vírus SARS-CoV-2 em estudantes e profissionais de
educação em escolas públicas no município de Senador José Porfírio
Material e Métodos
Estudo de delineamento transversal, envolvendo discentes e profissionais da rede pública de ensino de um município do Estado do Pará. A amostra foi composta por 280 membros da comunidade escolar (estudantes, n = 188; professores, n = 81 e técnicos n = 11), estratificadas proporcionalmente por escola. Foi realizada análise estatística descritiva e inferencial com aplicação do Teste Exato de Fisher por categoria, e um modelo de regressão logística para identificar fatores relacionados entre as variáveis e o resultado do teste
Resultados e Conclusão
Foi encontrado maior soroprevalência para o vírus SARS-CoV-2 nas escolas ribeirinhas em estudantes, e uma razão de chances 22 vezes maior deles terem resultado positivo nos testes se comparado ao grupo das escolas urbanas. Na amostra,26,5% de todas as categorias tiveram contato intradomiciliar com positivados covid-19, em professores havia 13,6% de soropositividade IgM. Conclusões: Realizar rastreio em constante vigilância nas escolas públicas
torna possível identificar casos positivos reagentes, e minimizar riscos de transmissão do vírus, além de
oportunizar a oferta de suporte adequado aos estudantes e familiares.
Palavras-chave
Estudantes, Infecções por SARS-CoV-2, Covid- 19, Testes Sorológicos, Escolas, Professores
Área
Eixo 01 | Ambiente e saúde
Categoria
(Concorra com apenas um trabalho) Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado
Autores
Antonio Carlos Lima, Dinar Duarte Vasconcelos, Assis da Costa Oliveira, Carlos David Araújo, Juarez Antônio Simões Quaresma, Paulo Henrique Guerra