57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA TENDÊNCIA ESPAÇO-TEMPORAL DA HEPATITE B NO ESTADO DO PARÁ NOS ANOS DE 2006 A 2018

Introdução

O vírus da hepatite B (HBV) é um vírus de DNA fita dupla, envelopado, constituído por proteínas de membrana: pequena (pré-S1), média (pré-S2) e grande (S) que dão origem ao antígeno HBsAg. A sua transmissão ocorre pelas vias parenteral, sexual, vertical e horizontal. A infecção pelo vírus da hepatite B é considerada um problema de saúde pública mundial, especialmente em países subdesenvolvidos, sendo que o Brasil possui a segunda maior população de indivíduos com antígeno de superfície positivo para hepatite B (HBsAg). As hepatites virais representam uma elevada taxa de mortalidade em nível mundial, com estimativa de 1,1 milhão de óbitos a cada ano. A prevalência do HBV no país varia principalmente em relação as características demográficas e sociodemográficas da população, sendo a região Norte a mais endêmica, quando comparada com as demais regiões do país.

Objetivo(s)

Analisar o perfil espaço-temporal da hepatite B no estado do Pará nos anos de 2006 a 2018.

Material e Métodos

Estudo epidemiológico ecológico e descritivo realizado no estado do Pará. Os dados foram coletados a partir da consulta ao Departamento de Informática do SUS (DATASUS). Foram calculadas as variações percentuais anuais (APC) nas taxas de incidência de hepatite B, através da modelagem pelo método Jointpoint, usando o ano calendário como variável regressora.

Resultados e Conclusão

Resultados: No período do estudo, foram notificados 3,228 casos, sendo, 48,3% em homens e 51,7% em mulheres, com média de 248,3 casos por ano (61,8 de desvio padrão). A taxa de incidência média entre os anos de 2006 a 2018 nos 144 municípios no estado do Pará, nas APC obteve-se uma grande variação dos percentuais de 0 a 21,54 casos por 100.000 mil habitantes.
Conclusão: Apesar da dispersão nas taxas de incidência, obteve-se uma tendência crescente da ocorrência de casos de hepatite B no período estudado, sugerindo a necessidade de incentivo à adoção de medidas preventivas de saúde pública no combate à hepatite B.

Palavras-chave

Hepatite B. Estudos de Séries Temporais. Epidemiologia. Saúde Pública.

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Autores

Lydiane Fonseca da Costa, Sãmyla de Cássia dos Reis Amaral, Rita de Cássia Sá Pereira, Amanda Yasmine Santos Tavares, Douglas Ferreira Pereira, Flávia Alcantara Coutinho, Emily Souza Araújo, Glena Cristina Muniz Batista, Symara Rodrigues Antunes, Danielle Cristine Azevedo Feio