57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA ARMADILHA SILVA NA CAPTURA DE FLEBOTOMÍNEOS (DIPTERA, PSYCHODIDAE)

Introdução

Objetivo(s)

Avaliar a armadilha Silva à base dos diodos emissores de luz (LEDs - light-emitting diodes) carta patente Nº BR102015025671-0 (inventor: Francinaldo Soares Silva, Universidade Federal do Maranhão) nas capturas dos flebotomíneos.

Material e Métodos

O estudo foi realizado em uma reserva denominada de Itamacaoca, no município de Chapadinha, que está localizado a aproximadamente 230km da capital São Luís, no estado do Maranhão. Para as capturas, foram utilizadas quatro armadilhas Silva à base de LED com 5mm de alto brilho: duas armadilhas com LED na cor verde (520 nm, 15.000 mcd, 20mA) e duas com LED azul (470 nm, 5mm, 15.000 mcd). Como controle foi utilizada a armadilha luminosa do tipo CDC (Miniature Light Trap Basic Model Bioquip®, 2836BQ – 6VDC) com lâmpada incandescente (4watt, 6,3V, CM-47). Foram selecionados cinco pontos, com distância de 25m entre eles. As armadilhas tiveram suas posições alternadas randomicamente em cada dia de coleta, dispostas entre 18:00h às 06:00h a 1,5 m do solo. Os insetos capturados foram transportados para o Laboratório de Entomologia Médica (LEME) da Universidade Federal do Maranhão. Foram triados e identificados de acordo com Galati (2003).

Resultados e Conclusão

As armadilhas Silva possuem potencial para a coleta de flebotomíneos, além de não danificar os espécimes como a armadilha CDC. Apenas uma armadilha CDC danificou 53 espécimes, enquanto que as quatro armadilhas Silva danificaram apenas 14 espécimes, o que demonstra a eficiência da armadilha sem motor em coletar insetos intactos. As espécies com maior abundância coletadas foram Psychodopygus wellcomei, seguido pelos vetores Bichromomyia flaviscutellata e Nyssomyia whitmani, tanto pela armadilha CDC quanto pela as armadilhas Silva. Devido aos resultados apresentados, a armadilha Silva tem o potencial para auxiliar nos inquéritos entomológicos e monitoramento vetorial, com menor quantidade de insetos danificados e maior economia em coletas.

Palavras-chave

Armadilha Silva, Flebotomíneo, Monitoramento vetorial, Vetor

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

RAFAEL DA ROCHA SOUSA , CLÁUDIO FERNANDO GOMES, BRUNA RAQUEL FERREIRA CARNEIRO , BENEDITA MARIA COSTA-NETA , JEFFERSON MESQUITA BRITO , FRANCINALDO SOARES SILVA