57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Ferramentas tecnológicas para a comunicação de Doenças, Agravos e Eventos de notificação imediata em hospitais na região norte do Brasil

Introdução

Os registros eletrônicos e as ferramentas tecnológicas utilizadas na saúde são capazes de melhorar os cuidados e facilitar a transmissão rápida e precisa de dados relevantes para as ações de vigilância epidemiológica (ARAÚJO et al, 2021). A Vigilância Epidemiológica é uma ferramenta de gestão em saúde, utilizada como base para o planejamento, a organização e a operacionalização de seus serviços. A notificação compulsória de doenças, agravos e eventos, é a ação inicial do ciclo de vigilância epidemiológica. No nível hospitalar o objetivo destas atividades é desencadear ações de controle interna e externas às cadeias de transmissão de doenças, bem como subsidiar a tomada de decisão, a partir da análise dos dados gerados. Com o advento da pandemia da covid-19, o Ministério da Saúde instituiu a Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (RENAVEH) com o intuito de ampliar e fortalecer os núcleos hospitalares de epidemiologia de todo o país e viabilizar a comunicação e notificação oportuna de DAE, especialmente aqueles que tenham potencial para transformarem-se em emergências em saúde pública. A fim de modernizar e instrumentalizar os núcleos hospitalares de epidemiologia para a comunicação imediata de doenças, foi instituído formulário eletrônico de repasse diário de informações relativas às DAE imediatas. O repasse foi realizado ao CIEVS e RENAVEH estaduais, com o propósito de se obter informações oportunamente para iniciar a preparação e resposta de controle aos casos, quando estes requeressem. O emprego de uma ferramenta, seguindo um método organizado, acessível, de uso descomplicado, não onerosa para a instituição, que possibilitasse um melhor monitoramento epidemiológico de casos que requerem ações de controle imediatos justificam a realização deste trabalho.

Objetivo(s)

Estimar a sensibilidade e aceitabilidade dos núcleos hospitalares de epidemiologia em relação à comunicação imediata das doenças de notificação compulsória ao CIEVS e Renaveh Estadual através de formulário eletrônico de repasse diário de informação.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo transversal, conduzido nos meses de maio, junho e julho de 2022, realizado com os NHE que vinculados à Renaveh do Estado de Rondônia, durante o ano de 2021, para fortalecimento e ampliação da rede de vigilância, alerta e resposta às emergências em saúde pública.

Resultados e Conclusão

Foram analisadas 297 notificações no Google Forms, que denominou-se Form DAE.

Palavras-chave

Registro eletrônico de dados; Ferramentas tecnológicas; Notificação de doenças.

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Autores

EVELYN SOUSA PINHEIRO MOREIRA, Viviane Alves Sousa